domingo, 9 de março de 2014

DIA INTERNACIONAL DA MULHER 8 DE MARÇO - "ONU REITERA COMPROMISSO PELA IGUALDADE DO GÉNERO".

"- ONU REITERA COMPROMISSO PELA IGUALDADE DE GÉNERO

08-03-2014 15:00:18

Este posicionamento é da Directora Executiva da entidade sobre a Igualdade de Género e Empoderamento da Mulher e Sub - Secretária-Geral da ONU, Phumzile Mlambo-Ngcuka, na sua mensagem por ocasião do oito de Março, dia Internacional da Mulher, que este ano é celebrado sob o lema 'Igualdade de Género é Progresso para Todos'.

Mlambo-Ngcuka reconhece que apesar de o mundo juntar-se na comemoração do progresso dos direitos das mulheres, o seu empoderamento e igualdade de género tem sido lento, desigual e que, em alguns casos, as raparigas enfrentam desafios novos e mais complexos.

“Se agirmos decisivamente no empoderamento da mulher e da rapariga ajudaríamos a resolver os maiores desafios do século 21 e encontraríamos soluções duradouras para muitos dos problemas que enfrentamos no nosso mundo,” disse Phumzile Mlambo-Ngcuka.

De acordo com ela, desafios como pobreza, desigualdade, violência contra a mulher e rapariga e a insegurança, continuarão a ser abordados de forma substancial.

Por outro lado, Mlambo-Ngcuka disse que para o progresso de todos é necessário reconhecer e aumentar a participação da mulher como força de trabalho, uma vez que, por exemplo, ela gasta maior parte da sua renda a busca do bem-estar de seus filhos e familiares. “Ao promover a igualdade de oportunidades e eliminar as barreiras estruturais para o empoderamento económico das mulheres, iremos reduzir as desigualdades e estimular o crescimento económico inclusivo”.

Por seu turno, a organização moçambicana para igualdade de género e emancipação da mulher “Fanelo Ya Mina” (expressao ronga, uma das línguas faladas no Sul do país, que em português significa “Meu Direito”) pediu políticas de género equitativas e progressivas, um maior investimento financeiro e uma melhor alocação de recursos dedicados aos assuntos da mulher.

“Os homens, em geral, devem constituir exemplo e abraçar as questões relativas às mulheres, para que possamos juntos - homens e mulheres - acelerar os esforços visando a promoção do bem-estar na sociedade”, refere a “Fanelo Ya Mina”.
(AIM)
Delfina Cupensar (DAC)/mz"
FONTE: SAPO MZ/AIM

Sem comentários:

Enviar um comentário