"Economia
Cidade
de Nampula
Cinco novos hotéis nascem em Nampula. CINCO novos estabelecimentos hoteleiros estão em construção nas
cidades de Nampula, Nacala-porto e no distrito de Mossuril. Os projectos
envolvem capitais nacionais e da República da China, num valor superior a 50
milhões de dólares americanos.
Maputo, Quarta-Feira, 18 de Abril de 2012
Notícias
Trata-se de Hotéis “Nacala In”, “Nacala Hotel” e “Hotel Horizonte”, na cidade
de Nacala-porto; “New Hotel”, na cidade capital provincial e “Sete Paus Lodge”,
no distrito de Mossuril.Segundo Leo Jamal, porta-voz da Direcção provincial do Turismo em Nampula,
são estabelecimentos que oferecerão serviço das categorias entre três a cinco
estrelas.As obras que estão em curso, poderão terminar no final do ano em curso, uma
vez que as mesmas se arrastam desde 2011.Com a entrada em funcionamento dos cinco estabelecimentos hoteleiros, a
província de Nampula passará a dispor de 3.262 camas, contra as actuais 2.862,
distribuídas entre as cidades de Nampula, Nacala-porto, Ilha de Moçambique,
Angoche e Mossuril, numa província que dispõe de 21 distritos, quatro cidades
municipais e uma vila municipal.
Os distritos e vilas municipais localizados no interior da província, onde não há praias, são os mais prejudicados pela distribuição irregular da rede de hotéis e estabelecimentos de restauros.Os dados estatísticos indicam que anualmente escalam nas diversas estâncias de alojamento e restauro, pouco maias de 80 mil turistas, entre nacionais e estrangeiros.Deste numero, segundo o inquérito de avaliação dos padrões de qualidade dos serviços oferecidos levado a cabo pela Direcção Provincial de Turismos, indica que 48 por cento do total acima referido, gostou de forma razoável e/ou péssima os serviços a que tiveram acesso.Os níveis de higiene e limpeza, conservação das bebidas, qualidade de louca, do pessoal, entre outros, foram alguns dos indicadores usados para determinar o grau de satisfação dos clientes, maior parte deles portugueses, que são aqueles que mais procuram os estabelecimentos de alojamento, restauro e outros de Nampula.
Alguns estâncias perdem “estrelas”
Os distritos e vilas municipais localizados no interior da província, onde não há praias, são os mais prejudicados pela distribuição irregular da rede de hotéis e estabelecimentos de restauros.Os dados estatísticos indicam que anualmente escalam nas diversas estâncias de alojamento e restauro, pouco maias de 80 mil turistas, entre nacionais e estrangeiros.Deste numero, segundo o inquérito de avaliação dos padrões de qualidade dos serviços oferecidos levado a cabo pela Direcção Provincial de Turismos, indica que 48 por cento do total acima referido, gostou de forma razoável e/ou péssima os serviços a que tiveram acesso.Os níveis de higiene e limpeza, conservação das bebidas, qualidade de louca, do pessoal, entre outros, foram alguns dos indicadores usados para determinar o grau de satisfação dos clientes, maior parte deles portugueses, que são aqueles que mais procuram os estabelecimentos de alojamento, restauro e outros de Nampula.
Alguns estâncias perdem “estrelas”
Maputo, Quarta-Feira, 18 de Abril de 2012
Notícias
O Ministério do Turismo vai desencadear brevemente a escala nacional, um
programa de reclassificação dos estabelecimentos hoteleiros existentes no país,
com objectivo de aferir os níveis de padrões de serviços oferecidos aos
clientes, factor primordial para a manutenção da categoria que ostentam.“Já foi feito um trabalho piloto ao nível da cidade de Maputo, que
possibilitou a harmonização da teoria com a prática”, esclareceu Leo Jamal,
porta-voz da direcção provincial de Turismo em Nampula onde, segundo ele, há
possibilidade de alguns hotéis perderem as suas “estrelas” são maiores.O grande constrangimento de Nampula, relaciona-se com a falta de recursos
humanos qualificados, o que acaba interferindo na qualidade dos serviços
oferecidos.
“O que observamos actualmente é que há disparidade na oferta de
serviços, veja que a qualidade de serviços de um hotel de quatro estrelas de
Maputo, é diferente de Nampula, Niassa e Cabo Delgado, o que frustra os hospedes
e outros beneficiários dos serviços”, referiu a fonte, para depois
acrescentar.Para além da escola do “dia-a-dia”, os trabalhadores do ramo hoteleiro,
turismo e similar, podem aceder aos serviços de formação profissional do
Instituto de Emprego e Formação Profissional da Direcção de Trabalho, bem como
de algumas capacitações “ad hoc”promovidas pela Direcção Provincial do
Turismo.Assane Issa" Fonte Jornal de NOTICIAS.
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