segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
CPLP OS TRANSPORTES E AS INFRA ESTRUTURAS SÃO DETERMINANTES
"A partir de 2015: Tráfego portuário aumenta na CPLP. COM o incremento das relações comerciais na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a exploração com sucesso das oportunidades cruzadas de captação de tráfego, o movimento de mercadorias poderá aumentar até 2015 em mais de cinco milhões de toneladas adicionais, afirmou, em Luanda, o vice-ministro angolano dos Transportes, José João Kuvingua.Maputo, Segunda-Feira, 6 de Dezembro de 2010:: Notícias . Segundo o responsável, que prestou essa informação ao proceder ao encerramento do III encontro dos Portos da Comunidade Lusófona, esses dados podem ser identificados num estudo de mercado em curso, apresentado pela Associação dos Portos de Portugal. A título de exemplo, José Kuvingua referiu que os portos angolanos e moçambicanos, para além de servirem o mercado interno, poderão ter um papel relevante nas cadeias de abastecimento regionais a dois níveis. Um relacionado com a captação de tráfegos e cargas nos países interiores e outro com o abastecimento do Hubs (plataformas) regionais. Deu a conhecer também que a exploração destas oportunidades poderá permitir que se desenvolva a indústria relacionada com o estabelecimento de uma base de serviços logísticos e de transporte, com forte impacto na criação de riqueza e emprego, e contribuindo para a diversificação das economias.Em contrapartida, disse que para explorar estas oportunidades será necessário dar continuidade aos investimentos em infra-estruturas, no desenvolvimento de processos rápidos e eficientes, na qualificação dos recursos humanos e nos meios tecnológicos de suporte. Dentro da CPLP, de acordo com o vice-ministro, foram já identificadas oportunidades relevantes para cada país, no alargamento da área de influência dos seus portos a outros mercados e países, como também no cruzamento com as oportunidades com os seus parceiros da comunidade. Por outro lado, disse que a CPLP representa, em termos agregados, uma das maiores economias do mundo e a maior na zona marítima exclusiva mundial com particular preponderância no Oceano Atlântico. O encontro contou com a participação de responsáveis dos portos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Portugal, tendo abordado questões sobre “Novos caminhos do transporte marítimo, segurança e protecção nos portos, às infra-estruturas ao serviço da logística, o papel das comunidades portuárias no desenvolvimento dos portos, e o papel dos países da CPLP na região do Atlântico Sul”."Fonte Jornal Noticias.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário