sexta-feira, 29 de outubro de 2021
VINHOS DE PORTUGAL, VINHOS DE PORTUGAL EM FESTIVAL NOS SUPERMERCADOS BRASILEIROS, PORQUE ESPERAM OS PRODUTORES, ARMAZENISTAS E COMERCIANTES DE PORTUGAL, FAZEREM O MESMO EM TODOS OS OUTROS PAISES DA CPLP?
"VINHOS PORTUGUESES
Vinhos de Portugal: Mais de três mil supermercados e e-commerces participam de festival que começa nesta sexta
Por Claudia Meneses
26/10/2021 • 19:30
Sala de barricas em Portugal: vinhos do país em festival nos supermercados brasileirosSala de barricas em Portugal: vinhos do país em festival nos supermercados brasileiros | Reprodução ViniPortugal
A hora e a vez dos vinhos portugueses nos supermercados e e-commerces têm início nesta sexta-feira, com o Festival Vinhos de Portugal no Brasil 2021. Rótulos portugueses estarão em destaque nas lojas e sites de todo o país até o dia 7 de novembro. Serão 3.027 lojas participantes, 47,30% a mais do que em 2020, no evento que tem parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
- Há milhares de rótulos novos a serem descobertos. Os supermercados são um canal importante na fixação da marca no Brasil. Portugal tem cinco ou seis ícones que são referência no mundo e que são trazidos pelas importadoras. Mas a distribuição horizontal da maioria dos vinhos é feita pelos supermercados, que conseguem atingir todo o Brasil, que é um continente - afirma Carlos Cabral,consultor do evento.
Em alta: Exportação de vinhos portugueses para o Brasil cresceu 42,3% no primeiro semestre
Cabral detalha que o festival trabalha em duas frentes: o destaque desses vinhos nas lojas e os preços promocionais. Participam do evento redes de 16 estados e do Distrito Federal. São estabelecimentos do Pará, Amazonas, Amapá, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Mato Grosso, Tocantins, além de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Estão presentes e-commerces como Wine.com e importadoras como Decanter, World Wine e Brindisi Vinhos.
- Um dos principais objetivos do festival é promover o vinho em regiões fora do eixo Rio-São Paulo. A segunda edição do evento vem ainda mais robusta; aumentamos em quase 50% o número de lojas participantes, com estados participando pela primeira vez, como Amazonas e Tocantins - completa Cabral.
Vinos de Portugal: festival vai de sexta-feira a 7 de novembroVinos de Portugal: festival vai de sexta-feira a 7 de novembro | Reprodução
Em 2020, a importação de vinhos de Portugal para o Brasil aumentou 23,5% em valor. Já no primeiro semestre deste ano, a alta foi de 42,3%, segundo a ViniPortugal. O país europeu só perde para o Chile, que está em primeiro nas vendas para cá:
- O festival vai fazer com que a batalha fique mais aguerrida - diz Inês Pinto, gestora do mercado Brasil da ViniPortugal. - Ele vai refletir o posicionamento da qualidade superior da marca Portugal. Estamos apostando em vinhos premium.
Dão: Cinco coisas que você precisa saber sobre essa região de Portugal; confira sugestões de vinhos
O consultor explica que as novidades do festival estão nos Vinhos Verdes, que estão com presença reforçada:
- Há um impacto no conjunto desses vinhos, que estão com uma nova filosofia. Apresentam uma coleção de uvas tanto em vinhos varietais quanto como em cortes. E já há um consumo elevado deles no Brasil, que fica ainda maior no fim do ano e vai até a Páscoa. Os vinhos do Douro e do Alentejo vão aparecer muito na mídia agora, com o Pêra-Manca e o Barca-Velha chegando com coroa de ouro. Eles puxam para cima o interesse por essas regiões. Quem não pode comprar um deles, compra um vinho feito com essas uvas - avalia Cabral.
Inês diz que vem crescendo a procura por vinhos brancos, rosés e espumantes portugueses:
- Tradicionalmente, o consumidor brasileiro sempre procurou os tintos portugueses. É a categoria que sempre teve boa performance. Mas ele está cada dia mais informado e está buscando um vinho mais fresco e leve. Portugal tem isso para oferecer. E os Vinhos Verdes, entre outras regiões, têm esse perfil.
Ele afirma que o festival reúne vinhos de todos os preços, que variam de acordo com a rede:
- São vinhos de entrada, de média e alta gama. Não queremos vender só vinhos baratos. O vinho de R$ 40, R$ 50 não precisa de promoção. Vamos promover os acima de R$ 70 - revela.
Carlos Cabral explica que o direcionamento está em consonância com demandas que o mercado aponta:
- Os vinhos portugueses foram os únicos a registrar aumento em valor e preço médio ao longo de 2020. Portugal não tem vedetes. São marcas tradicionais que continuam a ser lembradas. É o diferencial do país - sentencia.
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FONTE: GLOBO
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