sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

CORNELDER COM TENDENCIA DE CRESCIMENTO DE VOLUMES DE TRÁFEGO CONSOLIDADO ( Fonte Jornal O AUTARCA), PORTO DA BEIRA CRESCEU EM TRÁFEGO DE CARGA 46% EM 2020, (Fonte Diário de Moçaqmbique).

“Cornelder com tendência de crescimento de volumes de tráfego consolidada Maputo (O Autarca) – A Cornelder de Moçambique (CdM), concessionária da gestão dos terminais de contentores e de carga geral do Porto Marítimo da Beira, na costa índica da província central de Sofala, registou em 2020 um desempenho operacional positivo, desafiando toda as adversidades decorrentes da actual situação crítica ditada pela pandemia da covid-19 que tem causado enormes constrangimentos a economia global. O terminal de carga geral manuseou no período em análise 3,1 milhões de toneladas, 1 milhão acima em relação a quantidade movimentada em 2019, representando um crescimento expressivo de 46%. O terminal de contentores teve um desempenho relativamente contrário, fixado em decréscimo de 1.7%, tendo em 2020 manuseado 25 5,459 TEUs, menos 4,479 TEU’s contabilizados no período homólogo anterior. O Porto da Beira assume uma importância estratégica e incontornável para a economia de Moçambique e, sobretudo, dos países do hinterland da África Austral, sendo responsável pela movimentação de volumes importantes de carga em trânsito que circulam no território nacional. Informação disponível refere que o crescimento acentuado de volumes de tráfego registado no terminal de carga geral foi favorecido pelo aumento de importações de fertilizantes por parte dos países do hinterland com particular destaque para o Malawi e Zimbabwe, bem como de clinker para Moçambique. No espaço temporal em referência, os países da região também incrementaram as exportações de minérios. Quanto a redução de volumes de contentores verifricada no respectivo terminal, consta que o decréscimo deveu-se ao abrandamento do transporte marítimo no primeiro semestre de 2020 e a paralisação de indústrias à escala global em decorrência do lockdown decretado em muitos países devido à pandemia causada pelo novo coronavírus. O desempenho operacional do terminal de contentores foi, igualmente, afectado pelo decréscimo registado na exportação da madeira nacional e importação de bens diversos para Moçambique. O desempenho global animador do Porto da Beira em 2020 equipaempresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), a representante da autoridade concedente (o Estado Moçambicano). Trata-se de intervenções que visam permitir a navegação segura de navios de grande dimensão com capacidade até 9.000 TEUs. Toda acção em curso e projectada para o Porto da Beira, conjugada com a retoma gradual da economia mundial está alinhada a estratégia do Governo de Moçambiue, da CFM e da CdM orientada para o incremento do desempenho da infraestrutura portuária, cuja meta é o aumento das suas cotas de mercado. Para o alcance desse desiderato, a Cornelder de Moçambique desdobra-se em sucessivas campanhas de promoção do Corredor da Beira junto dos principais utilizadores regionais, nomeadamente os mercados do Zimbabwe, Malawi, Zâmbia e República Democrática de Congo (RD C).■ (Redacção/ FdS) ra-se aos resultados de 2017, revelando uma tendência de crescimento consoledado no espaço mencionado. Relativamente ao ano em curso, a Cornelder de Moçambique estabeleceu a continuidade do seu plano de investimentos centrado essencialmente na construção de mais vias de acesso visando melhorar o fluxo de camiões no recinto portuário; expansão de áreas de armazenagem nos dois terminais sob sua gestão; aquisição de mais equipamentos de manuseamento dotados de tecnologia de ponta; introdução de novos sistemas operativos de gestão. Presentemente, o Porto da Beira regista uma elevada demanda de navios do tipo Panamax e Post-Panamax (considerados os maiores em todo mundo), e para acompanhar essa evolução ímpar na história do porto estão previstas novas empreitadas de ampliação da bacia de manobras na secção E15A, numa iniciativa financiada pela” FONTE: JORNAL O AUTARCA DE MOÇAMBIQUE.

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