quarta-feira, 3 de junho de 2020

EMODRAGA CONTRIBUI PARA O CRESCIMENTO DE NEGÓCIOS MATIMOS NA BEIRA, ENALTECE OS CFM.

"CFM enaltece contributo da EMODRAGA-EP para o crescimento de negócios marítimos no Corredor da Beira Uma draga da EMODRAGA-EP em plena actividade no canal de acesso ao Porto da Beira Beira (O Autarca) – O Porto da Beira está a registar recordes relativamente a atracagem de navios de grande calado e capacidade (tonelagem). O mais recente navio “gigante” que escalou o Porto da Beira é o MSC Gina, com 260 metros de cumprimento e uma capacidade de 4.056 TEU´s. A Empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique – CFM-EP, dona do Porto da Beira, anota que a esde mercadorias no Corredor da Beira, o que irá contribuir para o crescimento e desenvolvimento dos negócios marítimos nesta região de África. O CFM destaca que o actual cenário que caracteriza o Porto da Beira é “graças aos trabalhos de dragagem que a Empresa EMODRAGA tem realizado”, em coordenação com o CFM. O enaltecimento do desempenho da EMODRAGA-EP consta de um comunicado emitido pelo CFM-EP que clarifica o estado actual do Porto da Beira, na sequência de um navio que registou avaria à saída do canal de acesso do Porto da Beira. Trata-se do navio de grande tado CFM, só poderá ocorrer quando a maré subir, facto que se prevê ocorra a partir de hoje, quarta-feira (03JUN20). O comunicado do CFM salienta, entretanto, que pelo facto do navio se encontrar a 145 metros do canal de acesso ao Porto da Beira, não constitui nenhum obstáculo para os movimentos de entrada e saídas de outros navios para este Porto. “O Porto da Beira está a operar normalmente, 24 horas/dia” – esclarece o CFM. A EMODRAGA-EP é a empresa responsável por assegurar a eficiente navegabilidade do Porto da Beira, através da realização de trabalhos regulares de manutenção e melhoria do canal de acesso.■ (Chabane Falume) manho denominado MINNA, com 220 metros de comprimento e 11,5 metros de calado, que teve problemas de “governo do leme” na curva do Macúti, tendo causado o seu afastado da rota e encalhado a 145 metros do canal de acesso ao Porto da Beira. A avaria Registou-se ao entardecer do dia 26 de Maio último, quando o navio deixava o Porto da Beira depois de cumprir com sucesso o descarregamento da mercadoria que transportava. Devido a pouca profundidade do local onde o navio foi encalhar, muito fora do canal de acesso ao Porto da Beira, associado às marés baixas, o processo de reflutuação do navio com assistência de rebocadores portuários"
FONTE: JORNAL O AUTARCA DE MOÇAMBIQUE.

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