quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

ZIMBABWE E MOÇAMBIQUE EMMERSON MNANGAGWA PRESIDENTE DO ZIMBABWE VISITA HOJE MOÇAMBIQUE

Presidente interino do Zimbabué visita hoje Moçambique

Maputo - O Presidente interino do Zimbabué, Emmerson Mnangagwa, realiza hoje uma visita de trabalho a Moçambique que inclui uma reunião com o chefe de Estado, Filipe Nyusi.
A visita acontece a convite do dirigente moçambicano e o encontro entre ambos está marcado para as 10:50 no palácio presidencial, em Maputo, anunciou o gabinete de Nyusi em comunicado."
FONTE: LUSA MOÇAMBIQUE.

O AUTARCA

Porto e Corredor da Beira continuarão a exercer maior influência nas relações entre Moçambique e Zimbabwe Harare (O Autarca) – Uma fonte junto a Embaixada de Moçambique em Harare, capital do Zimbabwe, assegurou ontem, terça-feira (16), ao nosso jornal que os empreendimentos económicos à volta do Porto e Corredor da Beira, na região centro moçambicana, continuarão a exercer maior influência nas relações políticas, diplomáticas e económicas entre os dois países da SDAC – Comunidade de Desenvolvimento da África Austral. A fonte que comentava ao nosso jornal a propósito da primeira visita Filipe Nyusi, Presidente de Moçambque, e Emmerson Mnangagwa, Presidente do Zimbabwe, eestão reunidos desde o fim da manhã de hoje, quarta-feira, em Maputo Na sua primeira deslocação a Moçambique na qualidade de Chefe de Estado do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa faz-se acompanhar pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Subusiso Moyo e quadros do Executivo zimbabweano. A fonte do O Autarca junto a Embaixada de Moçambique em Harare prevê que esta ocasião sirva para os dois países promoverem um novo ciclo de cooperação bilateral. Com a mudança de governo no Zimbabwe e consequente estabilidade política, o país projecta boas perspectivas de desenvolvimento económico, principalmente com o restabelecimento de relações com as principais potenciais mundiais, sobretudo o Ocidente, incluindo instituições financeiras internacionais que mantinham bloqueio em protesto ao regime ditatorial de Roberto Mubage. O Zimbabwe que já foi uma das maiores economias da região e do continente africano no geral, depende fortemente de Moçambique para a realização das suas exportações e importações, sendo que o Porto e o Corredor da Beira representam a principal porta de entrada e saída de mercadorias transocêanicas do país encravado no Interlande. Ainda a partir do Porto marítimo da Beira, o Zimbabwe opera um oleoduto para o transporte de produtos petrolíferos refinados até ao país vizinho. (Redacção) do novo Presidente do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, que realiza nesta quarta-feira a Moçambique, em resposta a um convite formulado pelo seu homólogo Filipe Nyusi, destacou, igualmente, a importância da Hidro-eléctrica de Cahora Bassa (HCB) para a economia zimbabweana. Emmerson Mnangagwa chegou perto do fim da manhã desta quarta-feira a capital moçambicana, Maputo, tendo de seguida iniciado conversações com o Presidente Filipe Nyusi, para o reforço da amizade, solidariedade e cooperação entre os países que dirigem, que para além da vizinhança, têm laços históricos de cooperação político e militar."
FONTE: O AUTARCA JORNAL DE MOÇQAMBIQUE.


Sem comentários:

Enviar um comentário