quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

REGIST/CONSELHOS AOS VIAJANTES PORTUGUESES AO ESTRANGEIRO, APLICAÇÃO PARA TELEMÓVEIS "SMARTPHONE", COMUNICADO DO CONSUL GERAL DE PORTUGAL NA BEIRA, SOFALA, MOÇAMBIQUE

Refª  260
02-02-2017
"Caros Compatriotas,

Informa-se que entrou em funcionamento uma aplicação para telemóveis “smartphone” de registo/conselhos aos viajantes destinada a cidadãos nacionais que residam ou se desloquem temporariamente para o estrangeiro.
Esta aplicação destina-se a quem efectua viagens ou deslocações de curta duração ao estrangeiro.
Em caso de emergência (catástrofe natural, atentados, alterações de ordem pública, acidentes), a aplicação permite a localização dos nacionais, desde que nela se encontrem registados e a activem sempre que viajem.
No caso do país onde se encontram e que seja afectado por situações atrás referidas, poderá ser contactado, nomeadamente através dos postos consulares portugueses que, em coordenação com as autoridades locais desse país, poderão fornecer informação úteis.
O registo nesta aplicação é voluntário, fácil e gratuito. Os dados pessoais inseridos nesta aplicação são utilizados pela DGACCP (Direcção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas), que garante a sua segurança e confidencialidade.

Quem se regista na Aplicação:
- Recebe recomendações de segurança no equipamento móvel sempre que a situação no país visitado o justifique.
- Recebe informações sobre condições de segurança nos países que pretende visitar.
- Tem acesso a contactos em caso de crise grave no país em que se encontra.
- Pode ser detectado através da utilização do equipamento móvel.
- Tem acesso a informação sobre os países: Segurança, informações úteis, representações diplomáticas e consulares de Portugal.
- Faz registo da viagem com detalhes de cidades e locais a visitar.
- Tem acesso a informações de última hora.
- Tem respostas a questões frequentes.
- Tem ligação rápida com Gabinete de Emergência Consular em caso de crise.
- Recebe informação actualizada dos países, regiões, cidades ou locais a evitar.

O registo, que é voluntário, deve ser rigoroso e verdadeiro, pelo que em caso de suspeita de informações falsas a conta do utilizador será encerrada.
Em viagem, o utilizador deve considerar a subscrição de um contrato de itinerário junto do seu operador de telecomunicações, bem como de um seguro de viagem.
Esta aplicação, denominada “Registo Viajante” está disponível para smartphones, nos sistemas operativos “Android e IOS”.

Em ficheiro anexo, poderá ser consultado um artigo de S.Exa. o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, sobre o tema em apreço.

Com os melhores cumprimentos,

António Chrystêllo Tavares 
Cônsul-Geral

Rua António Enes, 148/149 2º andar
Beira - Moçambique
tel. 00 258 23 32 60 76 / 23322296 / 23326066
fax 00 258 23 32 46 88
FONTE: CONSULADO GERAL DE PORTUGAL NA BEIRA


Sem comentários:

Enviar um comentário