O Governador do Niassa, convida aos produtores para aderirem ao Programa Nacional de Mecanização Agrária para garantir a auto-suficiência alimentar da província
Arlindo Chilundo, lançou o convite esta terça-feira, na sede do posto Administrativo de Nacumua, distrito de Metarica, no prosseguimento da sua visita de dois dias àquela região.
O chefe do executivo do Niassa, disse que a adesão ao programa vai facilitar ao camponês produzir em grande escala e, consequentemente, acabar com a insegurança alimentar que se regista em alguns pontos da província, em partícula, e do país no geral.
O chefe do executivo do Niassa pediu igualmente aos produtores para aderirem ao programa de massificação da enxada de cabo longo
A província do Niassa vai receber, do governo central, cerca de quarenta tractores que serão distribuídos em cinco parques, nomeadamente em Cuamba, Chimbonila, Lago, Marrupa e Madimba.
Arlindo Chilundo disse que a disponibilização dos tractores e outras máquinas agrícolas para o aluguer dos camponeses vai permitir a prática de uma agricultura comercial e a criação de empresas na área agrária. (RM-Niassa)
FONTE: RÁDIO MOÇAMMBIQUE
FONTE: RÁDIO MOÇAMMBIQUE
O Governador do Niassa exorta a faculdade de ciências agrárias da Universidade Católica, em Cuamba, a desenhar um mapa de solos da província.
Arlindo Chilundo lançou o desafio na visita que efectuou ao Campus daquela instituição de ensino superior.
Chilundo disse que o mapa vai ajudar a determinar o tipo de solos que a província dispõe nas suas diferentes zonas ecológicas, permitindo a melhor determinação das áreas para a produção.
Micktaio Rêgo, docente da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Católica, em Cuamba, disse que a instituição dispõe de condições laborais para a realização da cartografia dos solos e prometeu elaborar um projecto nesse sentido. (RM)"
FONTE: RÁDIO MOÇAMBIQUE.
Sem comentários:
Enviar um comentário