segunda-feira, 9 de novembro de 2015

FILIPE JACINTO NYUSI PRESIDENTE DA REPUBLICA DE MOÇAMBIQUE EM VISITA A ANGOLA

PR CONVIDA EMPRESARIADO ANGOLANO A INVESTIR EM MOçAMBIQUE

09-11-2015 21:36:24

Filipe Madinga da AIM em Luanda

Luanda, 09 Nov (AIM) – O Presidente da República, Filipe Nyusi, convidou hoje, em Luanda, o empresariado angolano a investir em investir em Moçambique por se tratar de um pais que promove sectores transversais como resultado da demanda económica que se vive actualmente.

Falando hoje no Fórum de negócios Moçambique/Angola, Nyusi disse que grandes investimentos estão a ocorrer nas áreas ligadas ao sector de hidrocarbonetos, recursos minerais, infra-estruturas, energia, turismo, transportes e comunicações construção, entre outros.

Estes investimentos, segundo explicou, estão a permitir a diversificação económica e a sua gradual transformação estrutural que continua a ser um dos maiores desafios do Governo neste ciclo de governação.

O sector de energia em Moçambique, apresenta vantagens comparativas devido a existência de recursos naturais propícios para a produção de energias hidráulicas e renováveis, bem como a energia produzida através de carvão e gás natural.

“A gestão racional e rentável da água e também uma oportunidade económica cuja derivação para além do consumo, aportara benefícios para os sectores como, agricultura, energia, pescas, turismo e industria”, disse Nyusi.

Por causa da demanda económica, segundo Nyusi, Moçambique esta a promover as áreas dos transportes, infra-estruturas económicas e sociais com destaque para estradas, pontes, hospitais, escolas, habitação, rede de energia e de telecomunicações, portos e aeroportos, entre outros.

As descobertas de recursos naturais, segundo o Presidente da República, tornam Moçambique numa das maiores reservas mundiais destes, especialmente do carvão mineral e gás natural.

Para o Presidente da Republica, a exploração efectiva destes recursos oferece uma oportunidade impar para desenvolver o capital humano nacional, implantar infra-estruturas, incrementar a agricultura, o desenvolvimento rural e as Pequenas e Medias Empresas (PME’S).

A exploração sustentável e integrada dos recursos naturais, segundo Nyusi, é também um dos maiores desafios dada a necessidade de sua transformação e utilização local, de forma a acrescentar valor, gerar renda e postos de trabalho.

“A nossa aposta é diversificar a economia, por isso, a nossa maior atenção está virada para a mobilização de investimentos para o sector da agricultura a agro-negócio, tendo em conta que mais de 80 por cento da população moçambicana vive nas zonas rurais”, explicou o Chefe do Estado.

Em Moçambique, de 2010 até ao momento, foram aprovados projectos orçados em cerca de 25 biliões de dólares norte-americanos e como resultado se assiste um crescimento económico rápido e consistente, de cerca de 7,5 por cento.

As infra-estruturas ferro-portuárias, aeroportuárias e rodoviárias, segundo Nyusi, abrem perspectivas promissoras para o mercado doméstico e regional de consumo de mais de 300 milhões de pessoas para além do potencial mercado mundial.

Na ocasião, Nyusi assegurou aos empresários que o Governo moçambicano garante a protecção dos investimentos assegurando a paz e a estabilidade através do exercício efectivo da democracia e observância do Estado de Direito.
(AIM)
MAD/DT

(AIM)"
FONTE: AIM Agencia de Informação de Moçambique.

Sem comentários:

Enviar um comentário