DUAS novas espécies de peixes foram identificadas por estudos científicos em águas das ilhas Galápagos, no Equador, informou, em comunicado divulgado esta semana, o Ministério do Ambiente e o Parque Nacional Galápagos.
Uma das espécies, o “Scorpaenodes sp”, tem até 20 centímetros de comprimento e vive na zona rochosa e de recife das ilhas do arquipélago como Isabela, San Cristóbal, Santa Cruz, Santa Fé e Espanhola.
Apesar deste peixe ser considerado comum no Pacífico, os estudos realizados determinaram a “diferença marcante” que apresenta, “a qual confirma que se trata de uma espécie ainda não descrita e possivelmente endémica para as Galápagos”, de acordo com a nota.
A outra descoberta foi a do “Gobiomuros sp”, um peixe de aproximadamente 25 centímetros de comprimento que habita nas águas da ilha São Cristóvão.
Um estudo científico levado a cabo por uma universidade do México, pelo Ministério do Ambiente do Equador, através da Direcção do Parque Nacional Galápagos, confirma a existência das duas novas espécies.
A reserva marinha das Galápagos figura como uma das maiores do mundo, com uma extensão de 133.000 quilómetros quadrados, onde habitam mais de 2.900 espécies, um quinto das quais endémicas."
FONTE: JORNAL DE NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE.
Sem comentários:
Enviar um comentário