"Moçambique: Dados do NUIT devem ser actualizados
A introdução do novo modelo enquadra-se no âmbito do projecto e-tributação que está a ser implementado no país pela Autoridade Tributária (AT) desde 2011 e consiste na utilização de sistemas informáticos em forma modular para a gestão do contribuinte e dos impostos.
Nesta primeira fase, que vai até ao fim deste ano, foi produzido um módulo de registo de contribuintes, que está em fase de expansão em todo o país, segundo revelou o gestor do projecto e-tributação, Atumane Muenhe.
Nesse âmbito, os contribuintes terão que preencher um novo modelo com informar mais actualizada e exaustiva para constar na base de dados informática que estará em rede.
O processo de actualização dos dados do NUIT vai iniciar em Março próximo.
Assim, os contribuintes que já possuem o NUIT deverão dirigir-se a qualquer área fiscal para renovarem os dados.
Entretanto, segundo Muenhe, poderão ser criadas brigadas que se deslocarão às instituições para recolher os formulários preenchidos, de modo a evitar enchentes.
Até finais de 2012, Moçambique contava com um pouco mais de dois milhões de cidadãos portadores do NUIT.
Apesar do número crescente de contribuintes, a situação ainda está muito aquém do que seria de desejar tendo em conta que o país possui uma população economicamente activa estimada em mais de 10 milhões de habitantes.
(RM/AIM)
Sem comentários:
Enviar um comentário