domingo, 1 de julho de 2012

CABO DELGADO GÁS, NIQUEL, GRAFITE, MÁRMORE E RUBY PRINCIPAIS RECURSOS MINERAIS DESTA PROVINCIA DE MOÇAMBIQUE

"Cabo Delgado: Descobertos 80 triliões de pés cúbicos de gás . OITENTA triliões de pés cúbicos de gás natural foram descobertos em duas áreas localizadas nos distritos de Palma e Mocímboa da Praia, na província de Cabo Delgado, no âmbito das actividades de pesquisa de hidrocarbonetos, segundo indicou ontem, Eliseu Machava, governador da província.
Maputo, Segunda-Feira, 2 de Julho de 2012:: Notícias . Eliseu Machava deu esta informação quando apresentava o informe do Plano Económico e Social da província ao Presidente da República, Armando Guebuza, que ontem iniciou a presidência aberta àquele ponto do país.Como resultado de várias pesquisas, foram descobertos jazigos de níquel e outros metais associados, grafite, mármore e rubi, nos distritos de Montepuez, Ancuabe, Chiúre e Balama. No total, segundo o governador, existem sete áreas de ocorrência de hidrocarbonetos, as quais se localizam nos distritos de Palma, Mocímboa da Praia, Macomia, Ibo, Quissanga, Metuge e Mecúfi. Em Montepuez, foi estabelecida uma empresa moçambicana para a comercialização de metais.Eliseu Machava apontou que como resultado dos trabalhos de pesquisa foram criados, durante o primeiro trimestre 1500 empregos para jovens moçambicanos.No que se refere à mineração ilegal, o governador de Cabo Delgado disse ao PR que esta actividade ocorre em vários locais da província sendo de destacar os distritos de Montepuez, Namuno, Meluco, Ancuabe e Mueda, onde se extrai o rubi, ouro, topázio azula, granada e turmalinas verdes. Para desencorajar a mineração ilegal, foram desencadeadas diversas acções, sendo de destacar a criação de associações de mineração artesanal abrangendo 720 pessoas, para além da delimitação de áreas para serem exploradas pela população local em Montepuez, Mocímboa de Praia e Namuno. De acordo com o governador, foram ainda desencadeadas operações de fiscalização, tendo resultado na apreensão de vários equipamentos, com destaque para 24 motorizadas, 405 picaretas, 360 pás, seis balanças, captura e repatriamento de 62 estrangeiros envolvidos na mineração ilegal.
No entanto, o Presidente Armando Guebuza elogiou o facto de a província ter crescido 15,8 por cento da produção global, com destaque para 36 por cento da receita pública e 9,7 do investimento privado. Hélio Filimone" Fonte Jornal NOTICIAS.

1 comentário: