Já estão assegurados os fundos necessários para a construção da ponte entre
Maputo e Catembe, ligando as duas margens da baía de Maputo.Maputo, Quinta-Feira, 19 de Julho de 2012
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Para o feito, foi assinado ontem, na China, um acordo entre o Governo
moçambicano e a Exim Bank daquele país asiático para concessão de 681.6 milhões
de dólares norte-americanos, correspondentes a 85 porcento do custo total da
obra.Fonte do Ministério das Finanças garantiu ao nosso Jornal que com a
mobilização deste financiamento ficou fechado o valor necessário para a
viabilização da infra-estrutura, cuja construção poderá arrancar este ano,
devendo ser concluída dentro dos próximos três anos. A construção da ponte entre Maputo e Catembe poderá dinamizar o
desenvolvimento da zona de Matutuíne, um dos distritos mais pobres da província
de Maputo, para além de minorar o sofrimento da população que pretenda
atravessar para uma das duas margens da baía de Maputo.
Essa actividade é actualmente assegurada por embarcações, o que de certa maneira contribui para o elevado custo de vida e consequente empobrecimento do Distrito Municipal Ka Tembe e do distrito de Matutuíne.Ka Tembe conta actualmente com uma população de 20 mil habitantes, mas com a construção das infra-estruturas previstas, nos próximos 20 a 30 anos, deverá contar com 400 mil pessoas.No total, a ponte Maputo/Catembe vai custar cerca de 725 milhões de dólares norte-americanos. Cinco por cento deste valor é financiado pelo Estado moçambicano, dez por cento é um crédito concessional do EXIM BANK aprovado na última visita do titular da pasta das Finanças à China.Os 85 por cento agora assegurados serão concedidos em moldes comerciais. Os dados disponíveis indicam que a infra-estrutura terá uma altura de 60 metros e a sua extensão será de três quilómetros. Do lado de Maputo será construída a partir das barreiras da Malanga e do lado da Catembe estará fixada na região das instalações da Emodraga. O projecto global contempla também a construção de uma estrada entre Maputo e Ponta d’Ouro, fronteira com a África do Sul, e outras infra-estruturas.O projecto da ponte para Catembe surge como complemento à ligação terrestre entre os países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e da ligação segura às zonas turísticas do sul da província de Maputo." Fonte Jornal NOTICIAS.
Essa actividade é actualmente assegurada por embarcações, o que de certa maneira contribui para o elevado custo de vida e consequente empobrecimento do Distrito Municipal Ka Tembe e do distrito de Matutuíne.Ka Tembe conta actualmente com uma população de 20 mil habitantes, mas com a construção das infra-estruturas previstas, nos próximos 20 a 30 anos, deverá contar com 400 mil pessoas.No total, a ponte Maputo/Catembe vai custar cerca de 725 milhões de dólares norte-americanos. Cinco por cento deste valor é financiado pelo Estado moçambicano, dez por cento é um crédito concessional do EXIM BANK aprovado na última visita do titular da pasta das Finanças à China.Os 85 por cento agora assegurados serão concedidos em moldes comerciais. Os dados disponíveis indicam que a infra-estrutura terá uma altura de 60 metros e a sua extensão será de três quilómetros. Do lado de Maputo será construída a partir das barreiras da Malanga e do lado da Catembe estará fixada na região das instalações da Emodraga. O projecto global contempla também a construção de uma estrada entre Maputo e Ponta d’Ouro, fronteira com a África do Sul, e outras infra-estruturas.O projecto da ponte para Catembe surge como complemento à ligação terrestre entre os países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e da ligação segura às zonas turísticas do sul da província de Maputo." Fonte Jornal NOTICIAS.
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