sábado, 25 de fevereiro de 2012

CRIATIVIDADE APELOU A SECRETÁRIA PERMANENTE LINA PORTUGAL AOS ESTUDANTES DE GESTÃO DE TURISMO E INFORMÁTICA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MOÇAMBIQUE PEMBA CABO DELGADO

"CABO DELGADO: Estudantes da UCM convidados à criatividade
Aconteceu na abertura do ano académico da Faculdade de Gestão de Turismo e Informática, da Universidade Católica de Moçambique (UCM), em Pemba, para o que aquele estabelecimento do ensino superior, convidou a Secretária Permanente do governo provincial de Cabo Delgado, Lina Portugal, para a respectiva oração de sapiência, que, na verdade, foi um conjunto de inquietações que a governante trouxe aos estudantes e à universidade.
Maputo, Sábado, 25 de Fevereiro de 2012:: Notícias . Lina Portugal desafiou as universidades, no seu todo, a formarem técnicos com criatividade, imbuídos do saber fazer, sem medo de incertezas e disse esperar graduados que procuram emprego num mercado cada vez mais competitivo, mas sobretudo, que se auto-empreguem.
“Queremos graduados que se entregam à luta para se afirmarem e não aqueles que, no primeiro dia do seu primeiro emprego, já entram cansados, sendo os primeiros a saírem e os últimos a entrarem. Para estes, o empregador, quer seja o Estado, ou privado, a tolerância deve ser zero, pois, nenhum país se desenvolve com preguiçosos”, salientou Lina Portugal.A Secretária Permanente disse, ainda, desafiar as universidades a encontrarem nas oportunidades e potencialidades da província, para o desenvolvimento de pesquisas e formação de pesquisadores de que o país tanto necessita, “para que sejamos nós próprios a descobrir as nossas próprias riquezas ainda por descobrir”.Para Lina Portugal, o governo tem feito a sua parte com muita competência e responsabilidade, nomeadamente ao assegurar a estabilidade politica, social e económica para a atracção de investimentos, entre outras medidas, incluindo a promoção do estabelecimento de várias instituições de ensino superior, na expectativa de construir uma sociedade erudita, assente em princípios de liberdade, justiça e paz.
Vai daí que, segundo Lina Portugal, o país está a receber maior fluxo de capital privado estrangeiro, sobretudo no sector primário. Em Cabo Delgado, conforme a fonte, a presença das empresas de prospecção do gás, da indústria hoteleira, são uma prova evidente do trabalho realizado pelo governo de Moçambique, bem assim do provincial.Antes, Lina Portugal havia desfilado o manancial das potencialidades da província de Cabo Delgado, em recursos naturais, bem assim caracterizando-a de ponto de vista físico-geografico e demográfico, para chegar à conclusão de que o problema residia na exploração sustentável do que a mãe-natureza ofereceu e a sua transformação em produto acabado.“Várias interrogações se colocam, diante destes recursos, alguns dos quais escondidos durante muitos anos e hoje se expõem aos nossos pés, como que diz, eis-me aqui. E agora?” questionou a terminar. (X)" Fonte Jornal NOTICIAS.

Sem comentários:

Enviar um comentário