quarta-feira, 3 de março de 2021

LINHA FERREA DE MACHIPANDA ESTÁ A SER PREPARADA PARA ATRAIR MAIS TRÁFEGO DA REGIÃO DA SADC

“Linha de Machipanda está a ser preparada para atrair mais tráfego da região da SADC Beira (O Autarca) – A Linha Férrea de Machipanda, que parte do Porto da Beira (província de Sofala) à Vila Fronteiriça de Machipanda (província de Manica), no centro do país, está a ser preparada para atrair mais tráfego regional. O Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Empresa Pública Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM-EP), o Eng. Miguel Matabel revelou há dias, na cidade de Dondo, província de Sofala, que o projecto em curso de reabilitação e melhoramento da Linha de Machipanda visa atrair mais tráfego do Zimbabwe e, também, da Zâmbia e da República Democrática do Congo (RDC). “É um desafio muito grande. Nós estamos a dizer que o tráfego não será apenas do Zimbabwe, como também será para além do Zimbabwe. Estamos a pensar no tráfego da Zâmbia e da RDC” Miguel Matabel explicou que a CFM está a se capacitar com a reabilitação em curso na ferrovia de Machipanda, e referiu que “todos os cálculos que nós fizemos em termos do projecto, é que esta linha será rentável para o país”. São 200 milhões de dólares norte americanos que a CFM está a investir na reabilitação de toda extensão de cerca de 300 quilómetros da Linha Férrea de Machipanda, cujo projecto permitirá dotar a ferrovia de standard internacional. O PCA da CFM disse que as condições que caracterizavam a linha deixavam dúvidas no seio dos potenciais utilizadores em relação a sua capacidade. O facto fez crescer o tráfego rodoviário ligado ao Porto da Beira, com todos constrangimentos decorrenEng. Miguel Matabel, PCA da CFM-EP quando explicava, em Dondo, que a Linha Férrea de Machipanda está a ser preparade para receber mais tráfego da região tes da circulação intensiva de camiões nas rodovias nacionais. “Pretendemos com esta linha multiplicar o actual desempenho 10 vezes, passando das 300 mil toneladas para 3 milhões de toneladas por ano” FEVEREIRO DE 2017 sublinhou Miguel Matabel. A Linha de Machipanda está a beneficiar, pela primeira vez, da aplicação de barras longas em toda sua extensão de cerca de 300 quilómetros. O trabalho consiste na substituição dos actuais carris de 18 metros cada por carris de 126 metros cada, numa operação que envolve a junção de 7 carris normais (18 metros) por meio de soldadura. A empreitada iniciou com a substituição de travessas e balastro. No fim do projecto, espera-se ter uma linha mais suave, mais robusta e com maior capacidade, para permitir a circulação de comboios com maior carga, o que concorrerá para o incremento do tráfego e, naturalmente, da produção e produtividade da CFMEP.■ (Redacção)” FONTE: JORNAL O AUTARCA DE MOÇAMBIQUE

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