terça-feira, 13 de outubro de 2020

MILHO, MAPIRA E MEIXOEIRA TRÊS CEREAIS BEM CONHECIDOS E DIFERENTES. UMA HISTÓRIA NÃO ISENTA DE POLÉMICA ENTRE ÁFRICA, AMÉRICA, ÁSIA E EUROPA!!!!!????

 MILHO, MAPIRA E MEIXOEIRA, TRÊS CEREAIS BEM CONHECIDOS E DIFERENTES. UMA HISTÓRIA NÃO ISENTA DE POLÉMICA ENTRE: ÁFRICA, AMÉRICA, ÁSIA E  EUROPA!!!!???

Não me parece pacifica e isenta de polémica quais as potências coloniais que conheceram primeiro estes três cereais MILHO, MAPIRA E MEIXOEIRA? Quando e de onde vieram para a Europa? Outra polémica. 

Se lermos textos de uma determinada perspectiva  o milho existiria no México há milhares de anos, sendo daí originário e dai se espalhou pelo Continente Americano e daí ainda depois de Cristovão Colombo teria chegado à Europa, Século XVI.

Então como explicar que Vasco da Gama ao chegar a Moçambique ainda no Século XV já Uo milho, pois consta nas Crónicas da Primeira Viagem  à India tê-lo comido cozido com peixe?!? E se é originário do México quem e quando o troxeram para Moçambique? Há ainda quem defenda que o milho já era conhecido dos portugueses desde territórios que hoje são  a Siria e o  Libano, desde principios do SEC XV.

Uma coisa é certa e há registos pelo menos  desde 1586, na Ehiopia Oriental de Frei João Santos, o MIKATE de Sofala.

A BROA DE AVINTES quando apareceu, quando começou a ser feita em Avintes, Vila Nova de Gaia, Portugal? Qual a sua origem ou influência? Será que "caiu do Céu"?

Há duas questões que gostaria de deixar como mensagem:

1º Para quando uma pesquisa e desenvolvimento em beneficio da saúde humana de produtos naturais originários do Continente Africano? Tipo redução da diabetis, do colestrol, da hipertensão etc etcetcetc.

2º Para quando uma pesquisa Europeia da influência dos produtos alimentares de origem Africana na sua dieta alimentar?

Ou preferirão uns deter-se nesta conclusão?

"

"Os Europeus (Kwasi Bruni) têm muito a aprender sobre cultura Africana, especialmente que eles (nós) não somos os únicos possuídores da sabedoria, e devíamos aprender a não ter pressupostos etnocêntricos."

AUTOR: PHIL BARTLE.

Sem comentários:

Enviar um comentário