sexta-feira, 15 de maio de 2020

BEIRA, PROVINCIA DE SOFALA, MOÇAMBIQUE, E QUANDO A PANDEMIA COVID 19 AMAINAR OU TERMINAR? QUE FAZER? CAMINHOS POSSIVEIS PARA AS SAIDAS DAS CRISES?!? E PORQUE NÃO? O QUE FAZER QUANDO A PANDEMIA DO CORONA VIRUS DEIXAR DE SER MAIS UM OBSTÁCULO AO DESENVOLVIMENTO?


 CAMINHOS POSSIVEIS PARA AS SAIDAS DAS CRISES?!? E PORQUE NÃO?
O QUE FAZER QUANDO A PANDEMIA DO CORONA VIRUS DEIXAR DE SER MAIS UM OBSTÁCULO AO DESENVOLVIMENTO?

Este meu humilde contributo é essencialmente virado para a Provincia de Sofala. Tem como ponto de partida as últimas DUAS CRISES que nos afectaram profundamente: IDAI em Março  2019 e O CORONA VIRUS, Março/Abril/Maio de 2020, ainda em curso, avisadamente decretado o Estado de Emergência também para  Maio.
O que se poderá ir  pensando, calma .... temos tempo, preparando, organizando, atempadamente planificando,  pois,  tempo não nos falta,  para se fazer , quando for declarada a desaceleração ou o fim da pandemia, a nível da pequena e média empresa de Sofala? A comunidade internacional onde a situação foi muitissimo mais grave começou a abertura social e económica.
Todo o Mundo vai dizer,  mas não temos dinheiro e ninguém nos empresta!
Mas antes de termos o tal dinheiro próprio ou emprestado, lá irei também tocar este tema, mais à frente. O que podemos fazer com apoio totalmente gracioso das várias Associações Empresariais localizadas na Provincia? Com o apoio dos grandes empresários e das grandes empresas? Porque não um apelo aos orgãos de comunicação social para mais e melhor apoiar um desafio destes? Com o apoio do Conselho Provincial de Sofala da Ordem  dos Advogados, também a titulo gracioso? E do IPAJ? As Universidades e os estabelecimentos de ensino técnico profissional estão atentos e disponiveis para estes desafios? Acredito plenamente que muitos e bons cidadãos,  cada um com o seu saber e a sua profissão, estão também graciosamente disponiveis. Ou ficarmos sentados armados em vitimas e a murmurar a toda a hora? Tenho pena é das VITIMAS, DAS”VITIMAS”.....
Que produções há,  sejam de que tipo for,  em toda a Provincia de Sofala sempre a nivel do pequeno e médio produtor e que mercados há na mesma Provincia ou possivel colocação nas Provincias de Manica,  Tete e Zambézia, a chamada região centro? E porque não os mais ousados atirarem-se a mercados estrangeiros, nomeadamente Malawi, Zâmbia, Zimbabwe e África do Sul, por exemplo? Querem fazer,  mas não sabem? Vamos encontrar aqui na Provincia quem sabe e transmita o seu conhecimento, o seu saber aos outros,  também graciosamente. Só pensamos em comércio, indústria e agricultura ou pecuária? E a prestação de serviços?
 Os INCOTERMS 2020 e a sua aplibalidade está breve em prática. Como sabemos “ As regras INCOTERMS definem importantes responsabilidades para compradores e vendedores a respeito da entrega de mercadorias no âmbito de contratos de compra e venda. São regras reconhecidas por determinarem a alocação os custos e os riscos entre as partes. As regras INCOTERMS são normalmente incorporadas em contratos de compra e venda de mercadorias no mundo inteiro e já se tornaram parte integrante da linguagem diária do comércio internacional. “ Assim e a partir deste ano temos como REGRAS PARA QUALQUER MODO OU MOOS DE TRANSPORTE: EX WORKS/ NA FÁBRICA, FCA/FRANCO TRANSPORTADOR, CPT/FRANCO PAGO ATÉ, CIP/TRANSPORTE E SEGURO PAGOS ATÉ, DAP/ENTREGUE NO LOCAL, DPU/ENTREGUE NO LOCAL DESCARREGADA, DDP/ ENTREGUE COM DIREITOS PAGOS. Como REGRAS PARA TRANSPORTE MARITIMO OU POR VIAS NAVEGÁVEIS INTERIORES: FAS/FRANCO AO LONGO DO NAVIO, FOB/FRANCO A BORDO, CFR/CUSTO E FRETE, CIF/ CUSTO SEGURO E FRETE. Pelo que a partir de 2020, a última revisão foi em 2010, temos 11 INCOTERMS da Camara de Comércio Internacional.
Mas estamos a falar de que produtos por exemplo? Agricolas,  como batata, arroz, couves, beringela, cebola, nanos, nabiça, couve troncha,  tomate, espinafres, repolho,abobora, pepino,  alface,rúcula,  pimento,  mandioca, madumbe, bata doce, abóbora,  cacana, gengibre, piri piri, salsa, gergelim, milho, trigo, meixoeira, mapira, melancia, limoes, laranjas, ananazes, abacates, goiabas, atas, anonas, papaia, bananas,etc, etc, etc. E o mikate já conhecido e divulgado a nivel mundial desde 1586?
Potenciais clientes? Mercados e mercadinhos, ( Maquinino, Ponta gêa, Goto, Praia Nova, etc) super mercados grandes superficies, hoteis, restaurantes, grandes familias. Como fazer a distribuição? Criar uma ou várias pequenas de distribuição para este efeito. Que principos terão de nortear estas empresas? Rigor, pontualidade, qualidade dos produtos e qualidade do serviço, regularidade, segurança, certeza. Cuidado,  nem todos temos perfil para sermos empresários pequenos que possamos ser de uma empresa de logistica ou distribuição. Aqui nunca funcionárá o “amanhã” ou “estou a vir”. Criar meios de oferta de distribuição que permitam o porta a porta?
E a costa da Provincia de Sofala banhada pelo Indico bom peixe e marisco tem?!? Estamos a comercializar bem aquilo que artesanalmente capturamos?!? Em meios de frio? Em boa distribuição? Chegamos a todos os potenciais mercados?
Será que o mercado está já esgotado também  a nivel de prestação de serviços de boa qualidade, rigor e cumprimento de prazos de pedreiros, carpinteiros, canalizadores, serralheiros, electricistas, pintores, mecânicos de automóveis, etc, etc, etc, ?????
Que outras produções há nesta Provincia que possamos vender, distribuir colocar no sítio certo?
Os transportadores pequenos e médios já existentes, estão organizados em garantir retornos no seu habitual tipo de cliente direccional? De um só sentido? Como poderão eles contribuir neste desafio que também é deles? Venham ideias exequiveis!
Porque não dar uma leitura ao PLANO ECONÓMICO E SOCIAL e encontrar lá alguns caminhos, algumas oportunidades de negócio?
Agora um recadinho para a banca comercial, que tal criar juros verdadeiramente bonficados para empréstimos de projectos também verdadeiramente credíveis e empreendedores? Que tal serem de um prazo de dois a cinco anos? E o primeiro ano sem juros? Com uma moratória de seis meses do inicio do pagamento da primeira prestação? Por exemplo.
Será que já temos o suficiente na Provincia de Sofala em qualidade de pequena oferta de restauração para um bom peixe, um bom marisco uma boa carne? Bons petisquinhos para todo o tipo de gosto e para todo o tipo de clientela? Estará o mercado saturado? Porque não apostar na alta qualidade de um caril de amendoim  de galinha do campo, de um bom caril de caranguejo, de camarão, um bom naco de carne grelhado, uma boa caldeirada de cabrito? Um peixe bem grelhado? Umas ameijoas bem feitas? Um caranguejo bem preparado ao natural? Uma moelas bem guizadas?
Acredito que por desconhecimento ou alguma pressa em transmitir esta mensagem tenha descurado algumas e boas outras oportunidades de criação ou de desenvolvimento de pequenas e médias empresas de outros ramos de actividades, bem haja quem continuar este “jogo”, o campeonato ainda nem sequer começou.
Por favor vamos manter as normas de higiene que nos transmitiram, acho que o sucesso da não propagação do corona virus passa por ai: lavar as mãos, andar de máscara, usar regular,ente alcool gel, evitar ajuntamentos e contactos pessoais no exterior, tomar banho duas tres vezes por dia, não facilitar. Ouvir principalmente o pessoal da área hospitalar, respeitar as suas regras. O que faz tanta criançada na rua? Os encarregados de educação apercebem-se disso?
Desculpem - me mais uma vez, eu também sou aprendiz, nunca vivi antes uma situação como esta, também na vida,  nunca cruzei os braços e/ou  fiquei a murmurar, não pretendo ensinar ninguém, porque também não sei, não pretendo ferir a susceptibilidade de ninguém, apenas minimamente contribuir com um ALO para a nova caminhada que se avizinha, podem crer: O DESAFIO É MUITO FORTE! HAJA DINÂMICA E CAPACIDADE EMPRENDEDORA, MOTIVADORA EXISTE!

Augusto Macedo Pinto, Advogado, com residência e escritório na Beira, membro da OAM e da ACB. Email: augustomacedopinto@gmail.com
ARTIGO DE OPINIÃO,  REFLEXÃO PUBLICADO EM DOIS JORNAIS DE MOÇAMBIQUE, AOS QUAIS AGRADEÇO A GENTILEZA, Semanário MAGAZINE INDEPENDENTE, editado na cidade de  Maputo, edição 12 de Maio de 2020, sai às Terças, Ano XII, Nº 673, páginas 6 e 7 e DIÁRIO DE MOÇAMBIQUE, editado na cidade da Beira, jornal diário, nas edições de 13 de Maio de 2020 e concluido na edição de 14 de Maio de 2020.

Sem comentários:

Enviar um comentário