quarta-feira, 23 de maio de 2018

CINEMA EUROPEU NAS CIDADES DA BEIRA E QUELIMANE, CAMÕES - CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS PÓLO DA BEIRA, 24 DE MAIO QUINTA FEIRA 18H00M, ENTRADA LIVRE, SINTA-SE CONVIDADO/A, INFORMAÇÃO DIVULGADA PELO CÔNSUL - GERAL DE PORTUGAL NA BEIRA, A. CHRYSTÊLLO TAVARES

"Refª 321
22-05-2018
Excelentíssimos Senhores,

Tenho o grato prazer de informar que vai ter lugar nesta cidade da Beira a 17.ª edição do Ciclo de Cinema Europeu, com entrada livre, convidando V.Excias a participarem do mesmo.
A Cerimónia de Abertura vai decorrer no Camões - Centro Cultural Português, Pólo da Beira, no dia 24 de Maio, quinta-feira, às 18h00, com a exibição do filme espanhol «Primos», seguido de um cocktail.
Da referida programação consta igualmente nos dias 22 e 23 de Maio a exibição de 6 Curtas de Cinema de Realizadores dos PALOP,  com início às 18h00, no Camões - Centro Cultural Português, Pólo da Beira.
Portugal participará nesta edição do Ciclo de Cinema Europeu com o filme "Ruth", de António Pinhão Botelho, conforme cartaz em anexo, cuja apresentação terá lugar no dia 31 de Maio, às 18h00, no Auditório Municipal NovoCine.

Sinopse: RUTH é um retrato da sociedade portuguesa metropolitana e ultramarina no início da década de 60. Portugal foi o último império colonial a colapsar. É também a história de um mito do futebol, em todo o mundo : EUSÉBIO. No pior ano do regime fascista português, 1961, um jovem futebolista africano de Moçambique chega a Lisboa e é apanhado no meio da maior rivalidade clubística do país. Enquanto os ventos da mudança começam a soprar através da guerra, pirataria e outros acontecimentos históricos, Eusébio da Silva Ferreira começa o seu difícil trajecto até se transformar naquilo que é: uma lenda...

Os diversos filmes que constituem o programa, serão exibidos em locais de referência na cidade da Beira, nomeadamente, Camões-Centro Cultural Português, Universidade Pedagógica, Auditório Municipal NovoCine,  UniZambeze e Casa do Artista, de acordo com o programa que se remete em anexo.
         O Ciclo de Cinema Europeu traz o melhor do cinema europeu contemporâneo a Moçambique. Durante o Ciclo serão apresentados 11 filmes europeus produzidos nos últimos anos, muitos dos quais premiados, sendo os mesmos aqui exibidos pela primeira vez. Este Ciclo de Cinema Europeu, resulta da colaboração entre as várias Embaixadas e Institutos Culturais de países europeus e da Delegação da União Europeia em Moçambique. Nesta 17ª edição, o Ciclo de Cinema volta a decorrer não só em Maputo, mas também na Beira e em Quelimane, devido ao sucesso que a edição do ano passado teve nestas duas últimas cidades.

Para informação complementar poderá ser consultado o sítio na internet:




Sem comentários:

Enviar um comentário