quinta-feira, 2 de março de 2017

CINEMA PORTUGUÊS NA BEIRA, SOFALA , MOÇAMBIQUE, 8 DE MARÇO , "PAPEL DE NATAL", CICLO DE CINEMA VAI DE 8 A 31 DE MARÇO


Refª  268
02-03-2017
Caros Compatriotas,
O Consulado-Geral de Portugal na Beira/Centro Cultural Português-pólo na Beira tem a honra de anunciar a Celebração do Cinema Português na cidade da Beira, dedicando, durante este mês, parte da sua programação à 7ª arte, através de uma exposição e de uma mostra de produções contemporâneas, atividades que decorrerão de 8 a 31 de Março.
         A exposição Cinema Português, resultante de uma parceria entre o Camões, IP. e a Cinemateca Portuguesa, apresenta uma visão retrospetiva do cinema português ao longo dos mais de cem anos que constituem a sua história. Adotando uma perspetiva diacrónica, são abordados os seus diferentes períodos, desde as primeiras projeções cinematográficas que decorreram em Portugal e as produções pioneiras de Aurélio da Paz dos Reis (em finais do século XIX) até à época contemporânea, marcada pela coexistência de diferentes gerações de realizadores, oriundos de escolas diversas e explorando géneros distintos (das curtas às grandes produções, do documentário à ficção, do entretenimento ao cinema de autor), bem como pelo cada vez maior reconhecimento internacional das produções cinematográficas portuguesas.
Paralelamente à exposição, estará disponível para consulta a versão digital do último número da revista Camões – Revista de Letras e Culturas Lusófonas, dedicado também ao cinema português, incluindo entrevistas, ensaios, vozes críticas e testemunhos, de entre os quais destacamos o do realizador moçambicano João Ribeiro, intitulado “A coprodução cinematográfica de língua portuguesa em Moçambique”. Esta revista estará disponível, em breve, na biblioteca deste Centro Cultural.
A inauguração da exposição terá lugar no dia 8 de março, às 18h00, na Galeria do CCP-Beira. Nessa mesma noite, será projetado o primeiro filme do Ciclo de Cinema Português. Trata-se da curta-metragem de animação Papel de Natal(2014), de José Miguel Ribeiro.
Esta mostra de cinema português consiste em projeções semanais de produções contemporâneas, às quartas-feiras, às 18h30, no CCP-Beira. Para além do filme da inauguração “Papel de Natal”, serão projetados os seguintes: O Cônsul de Bordéus (2011), drama, de João Correa e Francisco Manso, a 15 de março; Os Gatos não têm Vertigens (2014), comédia dramática, de António-Pedro de Vasconcelos, a 22 de março; e Singularidades de uma Rapariga Loira (2011), comédia dramática, de Manoel de Oliveira, a 29 de março.
Com os melhores cumprimentos,

António Chrystêllo Tavares 
Cônsul-Geral

Rua António Enes, 148/149 2º andar
Beira - Moçambique
tel. 00 258 23 32 60 76 / 23322296 / 23326066
fax 00 258 23 32 46 88
FONTE: CONSULADO GERAL DE PORTUGAL NA BEIRA, PROVINCIA DE SOFALA, MOÇAMBIQUE

Sem comentários:

Enviar um comentário