quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

PEMBA HOJE - PROVINCIA DE CABO DELGADO, MOÇAMBIQUE : OPORTUNIDADES EVIDENTES QUE PODERÃO ATRAIR EMPRESÁRIOS, EMPRESAS E TURISTAS

PEMBA, PROVINCIA DE CABO DELGADO, MOÇAMBIQUE : OPORTUNIDADES EVIDENTES QUE PODERÃO ATRAIR EMPRESÁRIOS, EMPRESAS E TURISTAS
dependendo da procura do mercado mundial. Mas tal para ser possível, 
PEMBA, capital da Província de Cabo Delgado onde se encontra a sede do Governo Provincial, cuja Governadora da Província é CELMIRA SILVA.
O gaz , pelo que entendi, poderá vir a ser extraído a partir de 2020/2022, há ainda muito para se fazer em terra, e desde já,  localidades por exemplo como Pemba, Mocímboa da Praia e Palma, ficando pelo litoral,  terão de dotar-se de infra estruturas que  são insuficientes, alguns casos inexistentes. Habitações de forma generalizada escassas, como alojar mais 15.000 pessoas de fora que virão? Capacidade de produção e fornecimento de produtos hortícolas? Ovos, frangos, carne, peixe, o actual mercado já tem escassez. Cafés nos centros urbanos, pastelarias, mais oportunidades acrescidas. Padarias com capacidade de produção de pão de qualidade e uma boa rede de distribuição de pão,  não serão demais.
A Província de Cabo Delgado produz ainda cajú e algodão. Tem minas de grafite com as três melhores qualidades do Mundo. Com esta matéria prima porque não equacionar a possibilidade de instalar indústrias, reduzindo os custos de produção?
As estradas estão entre boas a razoáveis, pelo menos no percurso Nampula, Mocímboa da Praia, Pemba.
Palma tem já três boas unidades hoteleiras encontrando-se a quarta em fase de conclusão. Mocímboa da Praia, tem um boa pista de aterragem com capacidade para aeronaves tipo Boeing 737, não operando neste momento voos comerciais regulares, mas apenas fretados. Tem ainda esta Vila, merecedora de ser cidade direi eu, um pequeno porto marítimo. Mocímboa da Praia é geminada com Felgueiras, dinâmica e empreendedora  cidade empresarial do Distrito do Porto, Portugal.
O turismo em Cabo Delgado para quem gostar de praia tem o litoral e as ilhas. Há a Reserva das  Quirimbas e Coutadas de Safaris. Pode ter ainda o turismo histórico,  visita aos locais históricos.
A banca comercial está bem implantada nas principais localidades da Província de Cabo Delgado.
O Governo Provincial de Cabo Delgado, é patente nas suas intervenções promover o investimento do empresariado nacional, estendendo essa sensibilização assaz empreendedora  apelando ao investidor estrangeiro que busque na Província parcerias de negócios empresariais com sócios locais. Há que saber partilhar conhecimento, capacidade investidora, capacidade de mercado com sócios locais. Tudo se torna mais fácil e interessante para ambas as partes.
As oportunidades de negócios na Província de Cabo delgado, são de facto evidentes. Fica o desafio venha visitar, quanto antes a PROVINCÍA DE CABO DELGADO, ela espera por si!
Augusto Macedo Pinto
Pemba, 26 de Janeiro de 2016.


Sem comentários:

Enviar um comentário