Os artistas seleccionados para representar a província de Inhambane na fase final da nona edição do Festival Nacional da Cultura, a decorrer na cidade da Beira, estão a preparar-se para fazerem uma exibição brilhante.
São setenta e cinco artistas que representam oito expressões culturais. Unânimes, eles afirmam que vão para a província de Sofala “com a missão de dignificar a província de Inhambane com uma boa apresentação das suas manifestações”.
Dança tradicional, Música ligeira, Teatro, Gastronomia, Artes plásticas, Poesia, Iluminismo e Moda, são as expressões seleccionadas na fase provincial e que irão representar Inhambane na final do festival Nacional da Cultura.
Nos próximos dias, os artistas apurados vão iniciar ensaios conjuntos na capital provincial para fazerem os últimos retoques e conhecerem-se melhor.
Fernando Mamerito, da Direcção Provincial da Cultura e Turismo em Inhambane, disse estarem criadas condições para acolher os artistas durante os quinze dias estipulados para os ensaios conjuntos, antes de partir para Sofala.
“Durante os ensaios, serão proferidas palestras sobre a necessidade de os artistas se prevenirem de doenças e fazer do Festival Nacional da Cultura, momento de convívio, reforço da Unidade Nacional e criação de amizades”, afirmou Fernando Mamerito.
“Vamos dignificar Inhambane com disciplina e melhores actuações. Náo iremos defraudar as expectativas sobre o que de nós se espera”, disse Eugénio Banze, artista plástico do distrito de Morrumbene."
FONTE: JORNAL DOMINGO DE MOÇAMBIQUE.
FONTE: JORNAL DOMINGO DE MOÇAMBIQUE.
Sem comentários:
Enviar um comentário