A Câmara de Comércio de Dubai escolheu Moçambique para servir de base a partir da qual vai estender os seus negócios pela região da África Subsaariana.
Este interesse foi revelado, quinta-feira última, em Maputo, por Majid Saif Al Ghurair, Presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Dubai, após um encontro com o Primeiro-Ministro Carlos Agostinho do Rosário, que contou, igualmente, com a participação do Embaixador dos Emirados Árabes Unidos em Moçambique, Merza Al Rhama.
Com efeito, ainda na quinta-feira da semana finda, foi aberto um escritório em Maputo, com vista a promover parcerias locais com o Oriente Médio e Sudeste Asiático, através de Dubai. Com este passo pretende-se desempenhar um papel fundamental na facilitação da expansão dos negócios de Dubai, promovendo o crescimento económico das partes envolvidas.
Localmente, pretende-se reforçar a cooperação bilateral e impulsionar negócios ao nível do sector público e privado em áreas como transportes, logística, agro negócio, entre outras.
A parceria estimula tanto a parte moçambicana, bem como a dos Emirados Árabes Unidos, facto avançado por Majid Saif Al Ghurair, ao afirmar que “O Primeiro-ministro Carlos Agostinho do Rosário apoiou a nossa iniciativa, iremos trabalhar para fazer as coisas acontecerem, até porque o país tem muitos recursos”.
Destaque-se que, no ano de 2015, os Emirados Árabes Unidos investiram em Moçambique cerca de 1. 476,86 milhões de dólares americanos, o que representa 39 porcento do total do investimento estrangeiro. Contou-se ainda com a sua participação, no co-financiamento na construção da linha férrea ligando Moatize à Nacala-à-Velha"
FONTE: JORNAL DOMINGO DE MOÇAMBIQUE.
Sem comentários:
Enviar um comentário