domingo, 14 de junho de 2015

CPLP CONFEDERAÇÃO EMPRESARIAL ( CE - CPLP) UM BANCO DE DESENVOLVIMENTO PODERÁ SER CRIADO EM BREVE, ADIANTOU O SEU PRESIDENTE O EMPRESÁRIO MOÇAMBICANO SALIMO ABDULA

ECONOMIA

A SEMANA : 

"Confederação Empresarial da CPLP quer criar Banco de Desenvolvimento 12 Junho 2015

A Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP), está a criar vários “órgãos umbrella” por forma a “maximizar” os seus objectivos. Um Banco de Desenvolvimento poderá ser um deles. A novidade foi adiantada esta quinta-feira, 11, pelo presidente, Salimo Abdula.

Confederação Empresarial da CPLP quer criar Banco de Desenvolvimento
A nova presidência da Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP) está em Cabo Verde para mais uma etapa no périplo que o líder, Salimo Abdula, está a fazer entre os Estados-membros. Após visita à Guiné Bissau, a comitiva foi esta quinta-feira, 11, recebida pelo chefe do Governo cabo-verdiano, José Maria Neves.
Entre os ambiciosos projectos da CE-CPLP apresentados agora em Cabo Verde, está um Banco de Desenvolvimento ou uma instituição financeira do género. Para isso, explicou Abdula, a organização está a criar vários “órgãos umbrella”. A União de Bancos é um deles - está a reunir os bancos comerciais e centrais da CPLP de forma a criar uma plataforma. A visão é que seja criado a médio prazo, um instrumento financeiro como um Banco de Desenvolvimento, “potenciador do sector produtivo e da industrialização dos países da CPLP”.
Encima da mesa estiveram ainda os sectores do turismo, energético e o agro-negócio. A tão falada livre circulação de pessoas, bens e capitais do ceio da CPLP também entrou na conversa com o PM cabo-verdiano. Ambição que a CE-CPLP partilha com alguns dos Estados-membro. A confederação vê neste projecto uma porta aberta para o desenvolvimento socio-económico dos países deste bloco. Já outros poderão ver esta "oportunidade" como uma autêntica dor-de-cabeça - caso de Portugal que tem sobre as costas o peso da União Europeia. Daí, menor interesse.
Sanny Fonseca"
FONTE: JORNAL A SEMANA DE CABO VERDE

Sem comentários:

Enviar um comentário