"Inicia em Dezembro exportação de carvão a partir de Nacala
Maputo, Sábado, 3 de Agosto de 2013
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As previsões foram avançadas ontem no decorrer de um encontro promovido na cidade de Nampula pelas concessionárias do “Corredor de Nacala”, nomeadamente, o Corredor de Desenvolvimento de Nacala (CDN), e o Corredor Logístico Integrado de Nacala (CLN). A viabilização do projecto “Corredor de Nacala” vai exigir o desembolso de uma soma estimada em 4.3 biliões de dólares norte-americanos.A Índia, alguns países europeus, asiáticos e da América do Sul serão também os potenciais mercados do carvão mineral extraído em Moatize, cuja porta de saída será através do terminal de Nacala-à-Velha, segundo foi referido na ocasião. Da produção global de carvão da bacia de Moatize, estimada em 30 milhões de toneladas do produto serão escoadas para Nacala-à-Velha, onde ficarão disponíveis para colocação no mercado mediante solicitação dos compradores.
Para garantir o escoamento das minas de Moatize, bem como melhorar as condições para o transporte de passageiros e carga geral ao longo do “Corredor de Nacala”, decorrem obras neste momento caracterizadas pela reabilitação e construção de raiz da ferrovia, numa extensão de 912 quilómetros. A ferrovia atravessa a vizinha República do Malawi num troço de cerca de 235 quilómetros, dos quais 135 serão constituídos de uma linha a ser construída de raiz.Miguel Guebuza, um dos representes dos concessionários do “Corredor Nacala”, disse que o sistema ferroviário ligando a vila carbonífera de Moatize e à de Nacala-à-Velha, é um projecto de grande dimensão e complexidade do ponto de vista logístico, a decorrer ao nível dos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), e que expõe a um nível elevado de risco as empresas envolvidas na sua execução.
Os comboios que assegurarão o escoamento de carvão no eixo Moatize a Nacala-à-Velha terão em média 1500 metros de extensão, pois serão compostos por mais de 100 vagões puxados simultaneamente por quatro locomotivas. As operações normais de escoamento de carvão para o terminal de Nacala-à-Velha a partir da carbonífera de Moatize serão asseguradas por 80 locomotivas." FONTE JORNAL NOTICIAS.
Para garantir o escoamento das minas de Moatize, bem como melhorar as condições para o transporte de passageiros e carga geral ao longo do “Corredor de Nacala”, decorrem obras neste momento caracterizadas pela reabilitação e construção de raiz da ferrovia, numa extensão de 912 quilómetros. A ferrovia atravessa a vizinha República do Malawi num troço de cerca de 235 quilómetros, dos quais 135 serão constituídos de uma linha a ser construída de raiz.Miguel Guebuza, um dos representes dos concessionários do “Corredor Nacala”, disse que o sistema ferroviário ligando a vila carbonífera de Moatize e à de Nacala-à-Velha, é um projecto de grande dimensão e complexidade do ponto de vista logístico, a decorrer ao nível dos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), e que expõe a um nível elevado de risco as empresas envolvidas na sua execução.
Os comboios que assegurarão o escoamento de carvão no eixo Moatize a Nacala-à-Velha terão em média 1500 metros de extensão, pois serão compostos por mais de 100 vagões puxados simultaneamente por quatro locomotivas. As operações normais de escoamento de carvão para o terminal de Nacala-à-Velha a partir da carbonífera de Moatize serão asseguradas por 80 locomotivas." FONTE JORNAL NOTICIAS.
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