segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGRICOLAS EM MOÇAMBIQUE CRESCEM HÁ AINDA QUE MELHORAR

"Comercialização cresce mas prevalecem desafios - segundo Ministério do ComércioA COMERCIALIZAÇÃO de produtos agrícolas no país tem vindo a crescer tendo passado de pouco mais de 505 mil toneladas em 2000 para 1.1 milhões em 2009. Apesar deste crescimento as autoridades da indústria e comércio reconhecem a existência de constrangimentos que comprometem a cadeia de valor.Maputo, Terça-Feira, 8 de Janeiro de 2013:: Notícias Segundo o vice-ministro da Indústria e Comércio, Kenneth Marizane, o crescimento da quantidade de produtos comercializados resulta das várias opções que tem sido tomadas nomeadamente através da adopção de estratégias para o sector considerando que a comercialização assume uma importância particular para a melhoria das condições de vida da população visto que 70 a 80 por cento depende da agricultura para a sua sobrevivência.De acordo com Marizane, que lançou recentemente as discussões em torno do plano estratégico 2013/2020, o governo definiu como um dos seus objectivos principais a promoção da comercialização agrícola de modo a contribuir para o crescimento da agricultura e da indústria, orientada para o mercado interno e para a exportação.Para por em prática estes objectivos foi implementada a estratégia de comercialização agrícola para o período 2000/2004, na sua primeira fase e 2006/2009 na segunda, cujo balanço é considerado positivo.Com efeito, conforme indicou, a produção agrícola comercializada passou de 505.536 toneladas de produtos diversos em 2000 para 576.597 em 2005 e de 684364 toneladas em 2006 para 1.113.573 toneladas em 2009. Em 2011 a comercialização envolveu pouco mais de 1.6 milhões de toneladas, sendo que o milho ocupa lugar de relevo.A avaliação feita em 2010 da Estratégia de Comercialização Agrícola, segundo a fonte, constatou ainda persistirem questões que devem merecer atenção nomeadamente infra-estruturas de mercado, fraca coordenação intersectorial e de financiamento adequado para a actividade.

É neste quadro, segundo a fonte que se impõe a necessidade de formulação duma estratégia integrada de comercialização agrícola para o período 2013/2020 de forma a responder ao programa de executivo para esta área e em particular ao Plano estratégico de Desenvolvimento do sector Agrário (PEDSA).O referido quadro orientador deverá ser aprovado ainda este ano pelo Conselho de Ministros para se passar a fase de implementação.Com a estratégia integrada, segundo a fonte, pretende-se superar os constrangimentos que ainda se colocam, melhorar e desenvolver toda a cadeia de valor.Na óptica da fonte, tal passa pela expansão da rede comercial, o desenvolvimento de sistemas funcionais de comercialização agrícola a promoção da segurança alimentar e das exportações tal como previsto no programa do governo."Fonte Jornal NOTICIAS.

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