"Comercialização cresce mas prevalecem desafios - segundo Ministério do
ComércioA COMERCIALIZAÇÃO de produtos agrícolas no país tem vindo a
crescer tendo passado de pouco mais de 505 mil toneladas em 2000 para 1.1
milhões em 2009. Apesar deste crescimento as autoridades da indústria e comércio
reconhecem a existência de constrangimentos que comprometem a cadeia de
valor. Maputo, Terça-Feira, 8 de Janeiro de 2013 Notícias Segundo o vice-ministro da Indústria e Comércio, Kenneth Marizane, o
crescimento da quantidade de produtos comercializados resulta das várias opções
que tem sido tomadas nomeadamente através da adopção de estratégias para o
sector considerando que a comercialização assume uma importância particular para
a melhoria das condições de vida da população visto que 70 a 80 por cento
depende da agricultura para a sua sobrevivência.De acordo com Marizane, que lançou recentemente as discussões em torno do
plano estratégico 2013/2020, o governo definiu como um dos seus objectivos
principais a promoção da comercialização agrícola de modo a contribuir para o
crescimento da agricultura e da indústria, orientada para o mercado interno e
para a exportação.Para por em prática estes objectivos foi implementada a estratégia de
comercialização agrícola para o período 2000/2004, na sua primeira fase e
2006/2009 na segunda, cujo balanço é considerado positivo.Com efeito, conforme indicou, a produção agrícola comercializada passou de
505.536 toneladas de produtos diversos em 2000 para 576.597 em 2005 e de 684364
toneladas em 2006 para 1.113.573 toneladas em 2009. Em 2011 a comercialização
envolveu pouco mais de 1.6 milhões de toneladas, sendo que o milho ocupa lugar
de relevo.A avaliação feita em 2010 da Estratégia de Comercialização Agrícola, segundo
a fonte, constatou ainda persistirem questões que devem merecer atenção
nomeadamente infra-estruturas de mercado, fraca coordenação intersectorial e de
financiamento adequado para a actividade.
É neste quadro, segundo a fonte que se impõe a necessidade de formulação duma
estratégia integrada de comercialização agrícola para o período 2013/2020 de
forma a responder ao programa de executivo para esta área e em particular ao
Plano estratégico de Desenvolvimento do sector Agrário (PEDSA).O referido quadro orientador deverá ser aprovado ainda este ano pelo Conselho
de Ministros para se passar a fase de implementação.Com a estratégia integrada, segundo a fonte, pretende-se superar os
constrangimentos que ainda se colocam, melhorar e desenvolver toda a cadeia de
valor.Na óptica da fonte, tal passa pela expansão da rede comercial, o
desenvolvimento de sistemas funcionais de comercialização agrícola a promoção da
segurança alimentar e das exportações tal como previsto no programa do governo."Fonte Jornal NOTICIAS.
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