"Porto de Maputo vai investir USD 750 milhões na expansão dos seus serviços até 2030 . 21/04/2011
O Porto de Maputo deverá receber investimentos na ordem dos 750 milhões de dólares norte-americanos até 2030, a serem aplicados em diferentes programas, com destaque para a expansão dos terminais de carvão e de contentores. A informação foi avançada esta Quarta-feira pelo director executivo do porto de Maputo, Jorge Ferraz, por ocasião da visita do Primeiro-Ministro, Aires Ali, àquele Porto. De acordo com Ferraz, as mudanças que se pretendem realizar ao nível do porto prendem-se com a necessidade de dotar aquela infra-estrutura de capacidade para concorrer com os restantes portos da região, com destaque para o de Durban, na África do Sul. A fonte adiantou ainda que a primeira intervenção que as autoridades vão efectuar nesse sentido será a facilitação dos serviços aduaneiros ao nível do porto de Maputo. “O nosso porto está a competir com o de Durban para fornecer o mercado de Gauteng e Zimbabwe. E no trânsito dessa mercadoria de Durban para Gauteng não há fronteiras. Para competirmos com o porto de Durban, temos que facilitar os nossos postos aduaneiros para que os exportadores e importadores não sintam essa barreira que é a fronteira. Estamos a trabalhar com a direcção das Alfândegas para providenciar um sistema que, de facto, facilite a tramitação de carga nesse sentido”, explicou Jorge Ferraz.Em paralelo, serão construídos dois novos cais, um de 600 metros e outro de 30 metros, a uma profundidade de 14 metros, para permitir a circulação de navios de grande porte. Ainda no quadro dos melhoramentos programados, a quarta fase do terminal de carvão deverá ser finalizada em 2014, num investimento de 500 milhões de dólares, expandindo a capacidade dos actuais seis milhões para 20 milhões de toneladas/ano." Fonte Rádio Moçambique.
O Porto de Maputo deverá receber investimentos na ordem dos 750 milhões de dólares norte-americanos até 2030, a serem aplicados em diferentes programas, com destaque para a expansão dos terminais de carvão e de contentores. A informação foi avançada esta Quarta-feira pelo director executivo do porto de Maputo, Jorge Ferraz, por ocasião da visita do Primeiro-Ministro, Aires Ali, àquele Porto. De acordo com Ferraz, as mudanças que se pretendem realizar ao nível do porto prendem-se com a necessidade de dotar aquela infra-estrutura de capacidade para concorrer com os restantes portos da região, com destaque para o de Durban, na África do Sul. A fonte adiantou ainda que a primeira intervenção que as autoridades vão efectuar nesse sentido será a facilitação dos serviços aduaneiros ao nível do porto de Maputo. “O nosso porto está a competir com o de Durban para fornecer o mercado de Gauteng e Zimbabwe. E no trânsito dessa mercadoria de Durban para Gauteng não há fronteiras. Para competirmos com o porto de Durban, temos que facilitar os nossos postos aduaneiros para que os exportadores e importadores não sintam essa barreira que é a fronteira. Estamos a trabalhar com a direcção das Alfândegas para providenciar um sistema que, de facto, facilite a tramitação de carga nesse sentido”, explicou Jorge Ferraz.Em paralelo, serão construídos dois novos cais, um de 600 metros e outro de 30 metros, a uma profundidade de 14 metros, para permitir a circulação de navios de grande porte. Ainda no quadro dos melhoramentos programados, a quarta fase do terminal de carvão deverá ser finalizada em 2014, num investimento de 500 milhões de dólares, expandindo a capacidade dos actuais seis milhões para 20 milhões de toneladas/ano." Fonte Rádio Moçambique.
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