quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

CARVÃO DE MOATIZE, MINA AVALIA HIPOTESES DE ESCOAMENTO

"Riversdale avalia saídas para carvão. A RIVERSDALE, concessionária do carvão mineral de Benga, na província de Tete, está a equacionar novas formas de escoar o carvão mineral. Para o efeito, duas firmas foram contratadas para conduzir a avaliação do impacto ambiental do projecto de transbordo daquele recurso mineral no Porto da Beira. Maputo, Quarta-Feira, 16 de Fevereiro de 2011:: Notícias
Dadas as limitações daquele porto, para ser escalado por navios oceânicos, pretende-se avaliar a possibilidade do uso de barcaças para transportar carvão do terminal até ao alto-mar, donde seguirá para os mercados de consumo internacional.
Fonte da Riversdale não avançou os custos envolvidos, mas indicou que uma apresentação pública seguida de discussões sobre o projecto de transbordo do carvão através do Porto da Beira deverão ter lugar numa reunião agendada para dentro de dias naquela cidade portuária. Esta constitui a estratégia adoptada pela empresa para minimizar os custos de transporte do carvão a ser extraído na região de Benga. Na província de Tete a companhia australiana é detentora de diversas licenças de exploração, cobrindo uma área combinada de aproximadamente 200 mil hectares. A nossa fonte refere que neste momento o potencial de carvão em Tete é muito grande, o que resultou na necessidade de as empresas de exploração daquele recurso procurarem meios diversificados de transporte para os mercados. Para além do transbordo a partir do Porto da Beira, a Riversdale tem estado a estudar a possibilidade de escoar o seu carvão através do rio Zambeze.  Com este projecto, já em estado avançado de investigação, o que se pretende é que pela via de barcaças leves o carvão seja escoado de Tete até à região de Chinde, onde estariam ancorados barcos de grande calado que depois fariam carregamento para os grandes mercados de consumo. A equação do transporte fluvial deve-se à conclusão de que a linha de Sena está completamente esgotada. No entanto, a longo prazo equaciona-se também a utilização do porto de águas profundas de Nacala, onde será necessária a construção de uma linha férrea com extensão de cerca de 900 quilómetros." Fonte Jornal NOTICIAS.

Sem comentários:

Enviar um comentário