"Tete: Governo entrega dez casas para idosos em Changara . O GOVERNO provincial de Tete, através da Direcção Provincial da Mulher e Acção Social, efectuou na semana finda no distrito de Changara, a entrega de 10 casas convencionais a igual número de idosos, no âmbito do programa de desenvolvimento comunitário.Maputo, Terça-Feira, 7 de Setembro de 2010:: Notícias . As casas de alvenaria de tipo 1 e 2 foram construídas pelo Governo em coordenação com algumas organizações não-governamentais estrangeiras, que operam no distrito de Changara, no âmbito dos programas de emergência e desenvolvimento desde finais da década 90. A directora provincial da Mulher e Acção Social em Tete, Dra. Páscoa Sumbana Ferrão, afirmou que desde o primeiro semestre do ano em curso, cerca de 4363 pessoas da terceira idade com problemas sérios de alimentação e saúde estão a receber apoio directo da cesta básica, assistência médica e medicamentosa gratuita, fomento pecuário (animais de pequena espécie como galinhas, patos e caprinos) artigos de vestuário nos distritos de Mutarara, Changara, Moatize e Angónia.
Os apoios disponibilizados por várias instituições do Governo, confissões religiosas, organizações governamentais e não-governamentais internacionais estão a contribuir para um melhor controlo sanitário das pessoas de terceira idade na província de Tete. «Ainda durante o primeiro semestre do ano em curso, disponibilizamos um apoio multiforme a 840 pessoas portadoras de deficiência, das quais 312 mulheres nos distritos de Mutarara, Moatize, Changara e cidade de Tete. Para além do gesto prestado sensibilizamos as famílias da primeira linha para prestação de maiores cuidados aos doentes, evitando desta maneira a discriminação que alguns são sujeitos pela família», disse Páscoa Sumbana Ferrão. Ainda em Tete cerca de 15154 pessoas, das quais 10292 são mulheres chefes de famílias, estão a receber assistência directa em géneros alimentícios, roupa diversa, calçado incluindo material didáctico e uniforme para as crianças em idade escolar e um outro grupo vulnerável constituído por 9965 pessoas recebe apoio social directo.
“Estão em curso em diversos distritos da província desde princípios do ano passado, 246 projectos associados nas áreas de agricultura, avicultura, fomento pecuário, comércio informal, tracção animal e indústria moageira, abrangendo um universo de 8280 indivíduos em situação deplorável. Estas pessoas recebem do Governo e parceiros meios financeiros e insumos agrícolas, gado, entre outros produtos que após a geração de renda restituem uma parte da receita para beneficiar a outros dependentes”, afirmou Páscoa Ferrão. Entretanto, outros 16 projectos de auto-sustento integrados nas áreas de agricultura, avicultura, tracção animal, culinária, exploração de bancas para a venda de produtos alimentícios da primeira necessidade, corte de lenha e produção de carvão vegetal, corte e costura, integrando 927 mulheres associadas, estão em curso nos distritos de Angónia, Cahora Bassa, Chiúta, Moatize e Mutarara.
Bernardo Carlos". Fonte Jornal de Noticias.
terça-feira, 7 de setembro de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário