segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022
TIMOR LESTE PRESIDENTE DA REPUBLICA NOMEOU HOJE O VICE CHEFE DO ESTADO MAIOR GENERAL AS FORCAS ARMADAS E O CHEFE DO ESTADOR MAIOR DA ARMADA
14-02-2022 09:26
Presidente timorense nomeia mais dois altos cargos das forças de Defesa
Presidente timorense nomeia mais dois altos cargos das forças de Defesa
facebook sharing buttontwitter sharing buttonemail sharing buttonlinkedin sharing buttonwhatsapp sharing button
Díli, 14 fev 2022 (Lusa) – O Presidente de Timor-Leste nomeou hoje o brigadeiro-general Calisto dos Santos Coli (Coliati) para o cargo de vice-chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas e o comodoro Pedro Klamar Fuik para o cargo de chefe do Estado-Maior da Armada, anunciou a Presidência.
Os dois novos responsáveis, que tomam posse na terça-feira em Díli, são nomeados cerca de duas semanas depois da troca no cargo máximo das Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL), o chefe do Estado-Maior General (CEMGFA), com a saída de Lere Anan Timur e a nomeação de Falur Rate Laek para o cargo.
Com as nomeações de hoje completa-se um conjunto de alterações suscitada pelo pedido de demissão de Lere Anan Timur para que se pudesse candidatar às eleições presidenciais de 19 de março, candidatura que foi hoje uma das 16 validadas pelo Tribunal de Recurso.
Durante a cerimónia de tomada de posse de terça-feira Coliati será promovido ao posto de major-general.
O novo vice-CEMGFA, de 62 anos, é natural de Darulete em Liquiçá, tendo ocupado anteriormente o cargo de chefe de Estado-maior das Forças Armadas, além da experiência de adido militar na Austrália, entre 2014 e 2018.
Klamar Fuik, 53 anos e natural de Hatulia, Ermera, foi durante 10 anos o diretor do Instituto de Defesa Nacional, tendo comandado o componente naval das F-FDTL entre 2008 e 2011.
ASP // SB
Lusa/Fim
FONTE LUSA
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário