IMAGENS DA TVM TELEVISÃO DE MOÇAMBIQUE NOTICIÁRIO DA NOITE 9 DE JUNHO 2016
Princesa holandesa elogia avanços de Moçambique na luta contra casamentos prematuros
09 de Junho de 2016, 18:26
Na nota, da Parceria Global pelo Fim dos Casamentos Prematuros, a propósito do fim da sua visita de quatro dias a Moçambique, Mabel van Orange, presidente do organismo, refere que Moçambique tem mostrado uma liderança forte na luta contra os casamentos prematuros e tem o potencial de se tornar um modelo para outros países da região.
"Para erradicar o casamento prematuro é importante que haja uma abordagem multissectorial coordenada, que envolve todos os actores relevantes na implementa", defende Mabel Van Orange.
A participação de todos os ministérios relevantes é fundamental para Moçambique consolidar os progressos que têm vindo a registar no combate aos casamentos prematuros, acrescentou.
"Vamos lembrar que as organizações da sociedade civil, doadores, líderes religiosos e tradicionais, jovens activistas, as próprias raparigas e outros campeões têm contribuições a fazer", lê-se na nota de imprensa da Parceria Global pelo Fim dos Casamentos Prematuros.
Apesar de ter registado uma ligeira diminuição das taxas de casamento prematuro, Moçambique ocupa o 10.º lugar nos países com maior taxa de casamentos prematuros no mundo, com uma taxa de prevalência de 48 por cento.
Cerca de metade das raparigas no país casam-se antes dos 18 anos e 14% casam-se antes dos 15 anos.
De acordo com a Lei da Família moçambicana, a idade legal para o casamento é de 18 anos, porém, o casamento é permitido com o consentimento dos pais aos 16 anos.
Lusa "
FONTE: SAPO MZ
Sem comentários:
Enviar um comentário