O Partido Popular (PP), liderado pelo chefe do governo de gestão, Mariano Rajoy, é o vencedor das eleições em Espanha, anunciou a comissão eleitoral.
O Partido Popular (PP, direita) é o grande vencedor das eleições legislativas espanholas, apesar de não obter a maioria absoluta, sendo o único partido a ganhar percentagem de votos e lugares no parlamento, em relação às eleições anteriores, de Dezembro.
O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) conseguiu evitar o que todos estavam à espera, o ser ultrapassado pela coligação de esquerda Unidos Podemos (uma aliança de radicais de esquerda, comunistas, ecologistas e partidos regionais), mas perde lugares na assembleia, apesar de ver aumentado ligeiramente a percentagem de votos.
Os partidos tradicionais do sistema político espanhol (PP e PSOE) conseguiram parar o movimento que parecia irreversível no sentido do aumento de votos dos novos partidos, a Unidos Podemos e partido de centro-direita Ciudadanos do centro).
Ainda não é possível prever qual será a coligação que irá permitir uma solução governativa, que não foi possível construir na sequência das últimas eleições, em 20 de Dezembro último.
Esta segunda-feira, inicia-se um período de negociações para tentar desbloquear esse impasse político, tendo todos os partidos garantido, nos últimos dias da campanha eleitoral, que não seria necessário repetir as eleições pela terceira vez.
Com 98,78% dos votos escrutinados o PP tinha 33,0% dos votos (28,71 em Dezembro) e 137 lugares no Congresso dos Deputado, enquanto o PSOE obteve 22,70% dos votos (22% em Dezembro) e 85 lugares (90).
Por seu lado, a Unidos Podemos chego aos 21,13% e 71 lugares e o Ciudadanos obtinha 13,03% (13,94%) e 32 (40) lugares.
O Congresso dos Deputados tem 350 lugares e a maioria é alcançada com metade mais um (176) desse número. (RM/NMinuto)"
FONTE: RÁDIO MOÇAMBIQUE.
Sem comentários:
Enviar um comentário