sábado, 6 de setembro de 2014

ILHA DE MOÇAMBIQUE ACOLHE HOJE 6 DE SETEMBRO, SÁBADO A TRADICIONAL FEIRA GASTRONÓMICA TZOZIVA, ONDE PODERÁ APRECIAR: MATAPA DE SIRISSIRI, DE MORINGA, ARROZ WOLOKO, CAMARÃO FRECO OU SECO COM MANGA, CHIMA DEKARACATA, DJASSA, DOCES DIVERSOS

A HISTÓRICA e secular cidade da Ilha de Moçambique, província de Nampula, acolhe este sábado, dia 6 de Setembro corrente a nona edição da tradicional feira gastronómica, denominada Tzoziva, que literalmente traduzido para a língua portuguesa significa “doces”, um festival em que os ilhéus exibem os diversos pratos típicos confeccionados pelos residentes naquela pequena porção de terra do nosso país.
Matapa de sirissiri, de moringa, arroz woloko, camarão fresco ou seco com manga, chima dekaracata, djassa, doces diferentes e outras iguarias de deixar cair a saliva da boca confeccionadas a partir de produtos locais, são os pratos que vão ser exibidos aos utentes desta feira que arrasta consigo milhares de turistas entre nacionais e estrangeiros residentes ou não na Ilha de Moçambique.
A organização do evento espera que a edição da nona feira supere as expectativas da anterior em termos de número de participantes, assim como a apresentação de novos sabores para o gáudio dos clientes que com alguma naturalidade já faz aquele acontecimento o seu hobby.
De acordo com Paula Oksanen, membro da organização, o Tzoziva tem como objectivos principais a promoção da rica e deliciosa gastronomia que a Ilha de Moçambique pode produzir e expor a diversos paladares que, diga-se, segundo ela, é irresistível. O segundo permite a geração de renda das pessoas que confeccionam estes pratos, sem meios financeiros para aventurar-se na abertura de um simples quiosque, mas que num dia consegue amealhar algum dinheiro.
“E o terceiro objectivo tem em vista aumentar a actividade turística na Ilha, tendo em conta que no dia em que se realiza esta feira gastronómica todos os quartos ficam lotados de hospedes, o mesmo acontecendo com as refeições que são servidas nos diversos restaurantes disparam, o que implica o crescimento da economia do turismo local”,observou Paula Oksanen.
Para além da gastronomia, o Tzoziva é condimentado também pela actuação de músicos de renome que emprestam a feira um ambiente mas festivo e menos monótono, numa universidade de cultura que junta nacionais e estrangeiros que na ocasião se encontram a usufruir da beleza e guloseimas nativas da Ilha de Moçambique.
Num outro desenvolvimento, a nossa interlocutora queixou-se da falta de patrocinadores para projectar mais a imagem deste festival de gastronomia que até ao momento já garantiram a sua presença pouco mais de 20 participantes número que poderá acrescer até o dia da realização este sábado."
FONTE: JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE.

Sem comentários:

Enviar um comentário