quinta-feira, 31 de março de 2011

ÁGUAS DE MOÇAMBIQUE: ÁGUAS DE PORTUGAL TRANSFERIU ACÇÕES PARA O GOVERNO MOÇAMBICANO

"Acções das Águas de Portugal passam para o governo moçambicano . 29/03/2011. A Águas de Portugal transferiu hoje (terça-feira) formalmente para o Governo moçambicano a sua posição maioritária de 73 porcento na Águas de Moçambique, 12 anos após ter assumido a gestão da empresa moçambicana de abastecimento de água. A cedência formal das acções da Águas de Portugal ao Governo moçambicano, representado na operação pelo Fundo de Investimento e Património de Abastecimento de Água (FIPAG), aconteceu durante a sessão ordinária da Assembleia-Geral da Águas de Moçambique, realizada hoje em Maputo, refere uma nota de imprensa da companhia moçambicana.
Segundo o comunicado, "a reunião aprovou o Relatório e Contas do exercício de 2010 e formalizou a cessação de funções dos órgãos sociais da empresa e nomeação dos novos na sequência da compra das acções das Águas de Portugal pelo FIPAG". "Esta é a última sessão da assembleia geral com a participação das Águas de Portugal, pois seguidamente far-se-á a transferência formal das acções da Águas de Portugal Internacional na Águas de Moçambique para o Fundo de Investimento e Património de Abastecimento de Água (FIPAG) que passará a accionista maioritário", aponta a nota de imprensa.
O negócio da venda de acções da Águas de Portugal ao FIPAG foi alcançado em Dezembro de 2010, tendo sido acordado que a empresa portuguesa irá receber durante dois anos como preço a soma dos lucros e dos investimentos que iria obter até 2014. O contrato de gestão assinado com a Águas de Portugal devia terminar em 2014, mas a intervenção do Governo moçambicano no sentido de a empresa portuguesa ceder a sua participação precipitou a interrupção do vínculo:" Fonte Rádio Rádio Moçambique.


Sem comentários:

Enviar um comentário