domingo, 19 de fevereiro de 2023
SAO TOME E PRINCIPE MEDICOS ESPECIALISTAS PORTUGUESES PROMOVEM DESDE HOJE DOMINGO MISSAO HUMANITARIA EM SAO TOME E PRINCIPE ATE 26 DE FEVEREIRO.PARABENS!
18-02-2023 09:12
Médicos especialistas portugueses promovem missão humanitária em São Tomé
Médicos especialistas portugueses promovem missão humanitária em São Tomé
facebook sharing buttontwitter sharing buttonemail sharing buttonlinkedin sharing buttonwhatsapp sharing button
São Tomé, 18 fev 2023 (Lusa) - Um grupo de médicos especialistas portugueses realizará uma missão humanitária em São Tomé, durante uma semana, com consultas e cirurgias ortopédicas gratuitas aos doentes mais carenciados, numa iniciativa apoiada pelo presidente da Assembleia da República portuguesa.
A missão humanitária é organizada pela Associação Nacional dos Doentes com Artrite Reumatoide (ANDAR) e inclui vários especialistas, nomeadamente em Ortopedia, Reumatologia, Pediatria, Dermatologia, Estomatologia e Farmacêutica.
“Tudo começou como uma bolinha de neve que se tornou numa missão enorme já com caráter oficial, porque conseguiu o apoio do Ministério da Saúde, do Ministério dos Negócios Estrangeiros e de muitos parceiros que se juntaram a nós”, disse à Lusa a presidente da ANDAR, Arsisete Saraiva.
Numa nota enviada à Lusa, a organização refere que a missão “tem o alto patrocínio do Presidente da Assembleia da República de Portugal”, Augusto Santos Silva, e vinha a ser desenhada ainda durante o mandato do ex-secretário de Estado Adjunto e da Saúde Lacerda Sales, que também integrará a comitiva como médico ortopedista, permitindo que “pela primeira vez se vá colocar uma prótese no joelho em São Tomé”.
Além de consultas e cirurgias no hospital central Doutor Ayres de Menezes, na capital são-tomense, as equipas médicas vão promover atividades na Santa Casa da Misericórdia de São Tomé e no projeto das Irmãs Franciscanas, na cidade de Neves, no norte da ilha de São Tomé.
Durante a missão serão entregues às instituições de São Tomé e Príncipe cerca de 500 livros de histórias infantis, 10.500 lápis, 2.500 canetas, 800 mochilas, cadernos, blocos, entre outros materiais didáticos, bem como bens alimentares não perecíveis, brinquedos e vestuário.
“Todos os que se puderem juntar a nós ficaremos sempre felizes e o que nós queremos é que os são-tomenses fiquem também felizes com a nossa ida, como nós os vamos acolher com coração aberto”, sublinhou a presidente da ANDAR.
A missão começa este domingo e decorre até ao próximo dia 26.
JYAF // JH
Lusa/fim
FONTE LUSA
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário