domingo, 23 de outubro de 2016

BENTO VENÂNCIO, JORNALISTA E CHEFE DA PÁGINA NACIONAL DO JORNAL DOMINGO VENCEU O PRÉMIO DE JORNALISMO AFRICANO COM O TRABALHO "ALBINOS EM PERIGO", PARABENS!

Bento Venâncio vence prémio CNN 2016

Bento Venâncio, jornalista e chefe do Nacional do nosso jornal, venceu o Prémio de Jornalismo Africano, na categoria de Notícias Gerais de Língua Portuguesa, depois de concorrer com um trabalho intitulado “Albinos em Perigo”. A cerimónia de premiação foi realizada há dias na cidade sul-africana de Joanesburgo.
O artigo, que faz parte de uma série de reportagens que retratam a perseguição e assassinato de cidadãos albinos na província de Nampula, Moçambique, denuncia a existência de uma teia internacional que envolve países dos Grandes Lagos e da África Oriental.
Para realização deste trabalho, o jornalista deslocou-se por três vezes à província de Nampula, onde constatou, através de entrevistas e trabalho de investigação, que o funesto circuito de comercialização conta com corredores em Nampula, Niassa e Cabo Delgado, abarcando, primeiro, a Tanzânia, e depois os restantes países ao abrigo de uma logística a todos os tipos arrepiante e condenável.
A equipa de Júri da CNN e da Multichoice teve em consideração que a história leva-nos numa viagem até ao complexo “negócio”, no qual crenças supersticiosas representam uma séria ameaça às pessoas com albinismo na província de Nampula, norte de Moçambique, para além de denunciar a discriminação dos albinos a vários níveis sociais, incluindo na Educação. 
“Numa série de três partes, a reportagem cobre todas as facetas do problema, incluindo a necessidade de implementação de políticas públicas eficientes para proteção de pessoas com albinismo”, refere o relatório do Júri.
 Bento Venâncio, 45 anos, ingressou nos quadros redactoriais do jornal domingo em Outubro de 1993, tendo, sucessivamente, trabalhado nas secções de Cultura, Sociedade e Nacional.
Foi coordenador da Página Juvenil do nosso jornal, ascendendo, mais tarde para os cargos de Editor de Sociedade e de Chefe do Nacional.
Ao longo da sua carreira conquistou dezassete (17) Prémios de Jornalismo em áreas como Economia, Finanças, Saúde e Meio Ambiente.
No plano internacional venceu por duas vezes ( 2014 e 2016) os Prémios de Jornalismo da CNN/Multichoice, na categoria de Notícias Gerais de Língua Portuguesa, tendo recebido uma Menção Honrosa para mesma premiação em 2015.
Bento Venâncio já venceu, igualmente, o Premio de Jornalismo da Comunidade de Países da África Austral (SADC)."
FONTE: DOMINGO, JORNAL DE MOÇAMBIQUE.

Sem comentários:

Enviar um comentário