A DIOCESE de Maputo está a equacionar a construção da Basílica de Nossa Senhora de Fátima, na Namaacha, província de Maputo. Esta infra-estrutura terá a capacidade de albergar perto de 5 mil fiéis e pretende assinalar os 75 anos da criação deste santuário.
A paróquia de Nossa Senhora de Fátima foi o primeiro Santuário mariano de África e a sua construção iniciou a 13 de Maio de 1942, tendo sido inaugurada a 29 de Agosto de 1944 pelo cardeal arcebispo de Lourenço Marques, Dom Teodósio Clemente de Gouveia, e pelo então governador-geral de Moçambique, José Tristão de Bettencourt.
O Santuário de Nossa Senhora de Fátima da Namaacha, na província de Maputo, celebrou no passado dia 29 de Agosto 72 anos de existência desde que foi instituída como local de adoração para milhares de fiéis da Igreja Católica em Moçambique.
Reza a história que a hierarquia da Igreja Católica, sediada em Roma, escolheu Moçambique para erguer este Santuário para comemorar os 25 anos das aparições da cova de Iria, onde está situada a basílica de Fátima em Portugal.
Para assinalar a efeméride foi celebrada uma missa solene dirigida pelo novo pároco e reitor do Santuário, padre Agostinho Raúl, ordenado por Dom Francisco Chimoio, arcebispo de Maputo.
O novo pároco substitui Abidon Kabwe na regência dos destinos do Santuário de Fátima. Ainda neste ano, o Santuário de Nossa Senhora de Fátima da Namaacha celebrou em Maio último o oitavo aniversário da sua coroação à categoria de Rainha da Paz e Família, a pedido da Diocese de Fátima em Portugal.
Anualmente, milhares de peregrinos, provenientes das províncias de Maputo, Gaza Inhambane e de países como África do Sul e Swazilândia dirigem-se ao Santuário de Fátima na Namaacha no mês de Maio para exaltar a fé cristã."
FONTE: NOTICIAS, JORNAL DE MOÇAMBIQUE
Sem comentários:
Enviar um comentário