quinta-feira, 15 de setembro de 2016

ESTADOS UNIDOS E MOÇAMBIQUE, PRESIDENTE NYUSI ENCONTRA-SE COM O SECRETÁRIO DE ESTADO KERRY, MARIDO DE TERESA HEINZ KERRY NATURAL DE MOÇAMBIQUE E POR QUAL PAIS TEM ESPECIAL CARINHO

A SITUAÇÃO política em Moçambique foi tema central nas discussões que o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, manteve ontem em Washington com o Secretário de Estado norte-americano, John Kerry.
Numa declaração à imprensa, momentos após o encontro realizado no Departamento de Estado, John Kerry não entrou em pormenores sobre o conteúdo da abordagem, limitando-se a afirmar que a actual situação política representa um desafio para Moçambique.
“Falamos (também) da situação difícil por que Moçambique passa e do diálogo que o Governo mantém com a oposição”, referiu Kerry, numa clara alusão à tensão militar, caracterizada por ataques dos homens da Renamo em vários pontos do país e dos esforços do Governo visando a solução do conflito, através do diálogo, retomado esta semana.
Kerry manifestou, entretanto, a sua satisfação em relação ao engajamento do Presidente da República nas questões da conservação da biodiversidade, sentimento expresso momentos antes de o Chefe do Estado ser distinguido, em reconhecimento dos seus esforços nesta matéria.
O Presidente Nyusi e o Secretário de Estado norte-americano falaram igualmente da situação económica que o país enfrenta, decorrente de muitos factores, incluindo a crise económica global; mas também abordaram questões sobre a transparência fiscal e problemas ambientais.
John Kerry disse estar igualmente satisfeito por receber o Presidente da República no Departamento de Estado, particularmente por ser do país de onde nasceu a sua esposa, Teresa Kerry.
O Secretário de Estado afirmou também que a visita do Presidente da República aos Estados Unidos vai contribuir para o estreitamento dos laços de amizade entre os dois países.
Filipe Nyusi disse, por seu turno, que durante a sua estada nos Estados Unidos vai aproveitar a experiência dos norte-americanos na abordagem de questões como a corrupção, transparência e gestão de instituições.
O encontro com Kerry acabou sendo o primeiro acto político público do Presidente em Washington, onde estava igualmente agendado para ontem encontros bilaterais com o director do Banco Mundial, Jimmy Yong Kim, e os Secretários de Estado do Comércio, Penny Pitzer, e de Energia, Ernest Moniz.
Ainda ontem, o Chefe do Estado foi distinguido pelo Fundo Internacional para a Conservação da Natureza (ICCF), uma instituição com sede em Washington, cuja missão é ajudar os governos dos países do mundo a adoptar uma política de conservação e da biodiversidade.
Lázaro Manhiça, em Washington"
FONTE: NOTICIAS, JORNAL DE MOÇAMBIQUE

Teresa Heinz Kerry

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tereza Heinz Kerry
Teresa Heinz em 2013
Nascimento5 de outubro de 1938
Lourenço Marques,Moçambique
NacionalidadeEstados Unidos americana
CônjugeJohn Kerry
Ocupaçãofilantropa
Maria Teresa Thierstein Simões-Ferreira Heinz Kerry (Lourenço Marques5 de outubro de 1938) é uma filantropa estadunidensee esposa do secretário de estado dos Estados Unidos da América John Kerry.[1]

Vida[editar | editar código-fonte]

Teresa Heinz Kerry nasceu na então capital da colónia portuguesa de Moçambique, filha do médico José Simões-Ferreira deAlquerubimAlbergaria-a-Velha e Irene Thierstein de ascendência alemã. Foi baptizada Maria Teresa Thierstein Simões-Ferreira. Ao chegar aos 18 anos, a jovem portuguesa escolheu estudar línguas na Universidade de Witwatersrand.
À África do Sul seguiu-se a Suíça, com estudos de tradução em Genebra. E depois, em 1963, foi aos Estados Unidos para um trabalho na sede da ONU, em Nova Iorque. Em 1966 se casou com John Heinz III, herdeiro das empresas H. J. Heinz Company. Com o pai dos seus três filhos viveu a primeira experiência como mulher de político, pois assistiu à sua eleição como senadorrepublicano pela Pensilvânia. E quando este morreu num acidente aéreo em 1991 conta-se que a senhora Heinz terá recusado herdar o seu cargo, decidida a dedicar-se à gestão da fundação ligada à empresa familiar.
Foi como membro da delegação americana à Cimeira da Terra, em 1992, no Rio de Janeiro, que a viúva Teresa se cruzou com John Kerry, senador democrata pelo Massachusetts. Casaram-se em 26 de maio de 1995 em NantucketMassachusetts, e ela só se assumiu como democrata quando o novo marido tentou destronar George W. Bush.[2][3]
Teresa Heinz é considerada uma grande filantropa, contribuindo com ajuda financeira para muitas instituições, principalmente no âmbito educacional e de pesquisa científica. Ocupa-se sobretudo das actividades ligadas ao ambiente e à saúde, um homenagem ao seu pai português. Teresa Heinz Kerry é fluente em inglês, francês, espanhol e italiano.[4]"
FONTE: WIKIPÉDIA

Sem comentários:

Enviar um comentário