terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

UE UNIÃO EUROPEIA VAI DESEMBOLSAR 1,2 MILHÕES DE EUROS PARA DINAMIZAR AMBIENTE DE NEGÓCIOS EM MOÇAMBIQUE:: VAI PERMITIR EXPORTAR PRODUTOS DE MOÇAMBIQUE PARA A EUROPA COM ISENÇÃO TOTAL DE IMPOSTOS

UE desembolsa 1,2 ME para dinamizar ambiente de negócios em Moçambique

23 de Fevereiro de 2016, 15:25
A União Europeia (UE) vai desembolsar 1,2 milhões de euros para a preparação de projectos que dinamizem o ambiente de negócios em Moçambique, no quadro da implementação do acordo de parcerias económicas com seis países da África subsaariana.
"Este primeiro valor visa preparar todas as partes envolvidas para implementar o acordo em Moçambique, falo de aspectos relacionados com a disseminação de informação e formação", disse Gijs Berends, da direcção-geral do comércio da Comissão Europeia, falando à Lusa, à margem do seminário "Acordos de Parceria Económica", realizado hoje em Maputo pela UE.
O valor, prosseguiu Gijs Berends, vai servir para dinamizar o mercado empresarial moçambicano, beneficiando empresas do sector privado e também o Governo, no âmbito das acções para a melhoria do ambiente de negócios em Moçambique.
O acordo, a ser assinado em Junho, vai permitir que Moçambique exporte os seus produtos para a Europa com isenção total de impostos.
Ao mesmo tempo, nem todas as mercadorias provenientes dos países-membros da UE estarão livres dos encargos aduaneiros, um método que vai ajudar o país a fortalecer a sua economia.
"Com o crescimento económico de Moçambique, tornou-se mais importante que certos produtos que o país não tem estejam disponíveis e isso vai acontecer com o acordo", declarou Gijs Berends, acrescentando que é intenção da UE desembolsar futuramente cerca de 300 milhões de euros para o desenvolvimento das zonas rurais nas províncias de Niassa e Zambézia, no norte e centro do país.
Por sua vez, o embaixador da UE em Moçambique, Sven Kühn von Burgsdorff, disse, durante a abertura do seminário, que Moçambique continua a registar um crescimento económico que cria oportunidades para empresários, considerando que este acordo vai incrementar as relações de negócios entre as partes envolvidas, bem como contribuir para o fortalecimento da economia moçambicana.
"Esta iniciativa vai criar formas de as partes trocarem experiências, a todos os níveis", declarou embaixador da UE em Moçambique, convidando o sector privado moçambicano a "tirar o maior proveito desta iniciativa".
O seminário "Acordos de Parceria Económica" antecedeu a visita da alta representante da UE para os Negócios Estrangeiros, Federica Mogherini, que é esperada na quarta-feira em Maputo, onde se encontrará com o seu homólogo moçambicano, Oldemiro Baloi.EYAC // VM Lusa"
fonte: sapo mz
 

Sem comentários:

Enviar um comentário