segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

MECONTA NAMPULA CHUVAS FAZEM RENASCER ESPERANÇA NA AGRICULTURA

A queda de chuva que se está a registar até no distrito de Meconta, na província de Nampula, está a fazer renascer esperanças da possibilidade de uma boa campanha agrícola, nomeadamente a concretização da meta de 402 mil toneladas de produtos diversos, numa área de 144 mil hectares.
 O administrador daquele distrito, Moura Jorge, disse ao “Notícias” que para a concretização da meta de produção agrícola conta com o envolvimento de pouco mais de 150 mil camponeses, alguns dos quais organizados em associações.
As culturas mais praticadas em Meconta são milho, mandioca, soja, feijões, gergelim, mandioca e outras, que neste momento estão em crescimento, mercê da chuvas que cai com certa regularidade.
O administrador de Meconta disse que um outro factor que faz com que o seu Executivo e os produtores locais fiquem esperançado numa boa campanha está relacionado com o facto de se ter feito um combate cerrado contra pragas que têm constituído grande problema.
Meconta é um dos distritos com potencial para agricultura, sendo que a grande preocupação das autoridades tem sido a proliferação de pragas que devastam as culturas. O problema de pragas em Meconta chegou a ser discutido em reuniões do Executivo provincial, onde se recomendou a adopção de uma estratégia de combate.
“Neste momento temos extensionistas em todos os postos administrativos do distrito, que estão a assistir os camponeses na transmissão de novas tecnologias agrícolas de combate às pragas. Mercê do trabalho desses técnicos a produção tem registado, sobretudo na diversificação de culturas”, realçou Moura Jorge.
O administrador destacou o facto de o distrito ter superado a falta de mercado para venda de produtos, que constituía um dos grandes constrangimentos para os camponeses.
Segundo o administrador, a produção desta campanha, com destaque para milho, soja, gergelim, têm já mercado garantido. A soja e gergelim, duas culturas de rendimento introduzidas há poucos anos, têm vindo a ter adesão dos camponeses, estimulados pelos bons preços de compra.
O Governo daquele distrito, que se localiza no Corredor de Nacala, está a aproveitar a boa distribuição pluviométrica para também intensificar a produção de hortícolas para o consumo da população e fornecimento às instituições interessadas.
No distrito de Meconta os postos administrativos de Corane e Namialo são os mais produtivos e neles estão instalados alguns projectos virados para o desenvolvimento agrário executados por algumas organizações não-governamentais."
Fonte: JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE.

Sem comentários:

Enviar um comentário