A GOVERNADORA de Sofala, Maria Helena Taipo, recomendou aos bancos comerciais a prosseguirem com acções de expansão de instituições financeiras, prestando mais atenção à população dos distritos não bancarizados.
Intervindo na abertura da agência do Banco Comercial e de Investimentos (BCI) em Chemba, Maria Helena Taipo disse que o Governo provincial está satisfeito com o trabalho que vem sendo feito pela banca, mas desejou que os serviços financeiros possam abranger todos os 13 distritos. Neste momento, continuam sem agências bancárias Marínguè, Muanza, Machanga e Cheringoma.
“A abertura deste balcão em Chemba representa mais um passo rumo à construção de um sistema financeiro sólido, credível, rentável, mas também mais acessível à população, um sistema respeitador dos direitos e interesses daquele a quem se destina, ou seja, o consumidor dos serviços financeiros”, disse Taipo.
Referiu que a província está a assistir com satisfação à expansão de agências bancárias por todos os distritos. Sofala conta actualmente com 54 agências das quais 40 localizadas na cidade da Beira.
A abertura daquela agência bancária surge em resposta aos pedidos feitos pela população, um dos quais no passado mês de Julho ao Presidente da República, Filipe Nyusi, aquando da sua visita de trabalho a Chemba.
“A banca apresenta assim uma rede de distribuição alargada, devendo realçar-se a crescente importância que as novas tecnologias têm vindo a assumir nos últimos anos, como também a exigência cada vez maior dos consumidores de poderem interagir com o seu banco a qualquer hora, qualquer momento e lugar”, afirmou a governadora de Sofala.
Por seu turno, o presidente da comissão executiva do BCI, Paulo Sousa, disse que a decisão da abertura da agência de Chemba resulta não só da importância que a instituição dá à província de Sofala, mas também d."
Fonte: JORNAL DE NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE.
Sem comentários:
Enviar um comentário