"Cabotagem em vias de ser liberalizada
Maputo, Terça-Feira, 25 de Setembro de 2012Também o Protocolo de Transportes, Comunicações e Meteorologia da SADC, de
1996, preconiza que os Estados-membros devem remover as barreiras na cabotagem
envolvendo navios próprios num processo que deveria ter sido concluído em 2009
havendo já fortes pressões internas para a sua implementação.Fonte ligada ao Ministério dos Transportes e Comunicações disse tratar-se de
um assunto que mexe com a soberania do país, exigindo-se, acima de tudo, uma
profunda análise para a sua execução. A avaliar pela sua pertinência, o assunto foi mesmo alvo de acesos debates
dos quadros seniores do Ministério dos Transportes e Comunicações incluindo
representantes das empresas subordinadas ao pelouro, durante o último Conselho
Coordenador daquele ministério.Dados em nosso poder sustentam ainda que a Estratégia para o Desenvolvimento
Integrado dos Transportes sobre Cabotagem Marítima, aprovada pelo Governo,
através da Resolução número 37/2009, de 30 de Junho, preconiza que a rede de
transportes do país deve ser tal que explore as vantagens de cada modo de
transporte.A ideia visa alargar as opções dos consumidores para o transporte mais barato
e seguro num sistema que seja integrado, removendo-se alguns obstáculos que
impedem a participação plena do sector privado nacional na reactivação e
desenvolvimento sustentável da cabotagem marítima.O transporte de cargas entre portos nacionais atingiu, em 1983, o valor
máximo de 346 mil toneladas, tendo decaído para o nível actual de 220 mil
toneladas por ano. Presentemente estão licenciadas 18 empresas nesse
processo.Tudo isto acontece numa altura em que Moçambique não possui navios próprios
de longo curso pelo facto de o transporte marítimo deste nível exigir um capital
intensivo para a compra de embarcações, sendo que o sector bancário é apontado
como não estando a oferecer facilidades de crédito quer na aquisição como na
operação de navios aos operadores nacionais.Consequentemente, as empresas nacionais recorrem ao frete de espaços de
navios estrangeiros. A cabotagem marítima nacional é praticada como transporte marítimo entre os
portos de Maputo, Beira, Quelimane, Nacala, Pemba e Mocímboa da Praia, enquanto
a regional/internacional realiza-se em Durban, na África do Sul, Mombassa, no
Quénia, Dar-es-Saalam, na Tanzania, e portos de Madagáscar e Comores. Horácio João"Fonte Jornal NOTICIAS.
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