quarta-feira, 4 de janeiro de 2023
BRASIL COM GOVERNO DO PRESIDENTE LULA DA SILVA CONVOCA INICIATIVA PRIVADA PARA DINAMIZAR INDUSTRIA.
04-01-2023 16:59
Governo brasileiro convoca iniciativa privada para dinamizar indústria
Governo brasileiro convoca iniciativa privada para dinamizar indústria
facebook sharing buttontwitter sharing buttonemail sharing buttonlinkedin sharing buttonwhatsapp sharing button
Brasília, 04 jan 2023 (Lusa) - O vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, exortou hoje o setor privado a traçar, juntamente com o Governo, uma nova política industrial que permita ao país superar a sua atual capacidade de exportação de matérias-primas.
Alckmin, que assumiu hoje a liderança do Ministério da Indústria e Comércio, cargo que dividirá com a vice-presidência, incentivou a iniciativa privada, em seu primeiro discurso no cargo, a participar ativamente dos projetos de reindustrialização do país, que agrega mais valor à produção e às exportações brasileiras.
Conforme explicou, a participação da indústria de transformação no comércio externo brasileiro hoje está limitada a 30%, quando na década de 1980 chegava a quase 60%, sendo o restante composto pela venda de matérias-primas.
“O processo de desindustrialização do país é precoce e grave, joga contra o presente e põe em risco o futuro”, razão pela qual Alckmin considerou que é necessário “desenvolver com urgência uma política moderna de desenvolvimento industrial”, que deve ser “acordada com os empresários”.
Para o ministro e vice-presidente, essa nova política deve levar em conta todos os imperativos impostos pela realidade mundial e também promover "o uso de tecnologias limpas, para se chegar a um processo produtivo seguro e sustentável”.
Alckmin garantiu que, para essa reindustrialização, o setor privado poderá contar com linhas de crédito de bancos estatais, que "vão financiar o desenvolvimento económico e social através de um processo que estimule a indústria nacional”.
O representante do Governo brasileiro explicou que esse processo levará a uma maior presença do país no cenário internacional e principalmente no setor de manufaturados, no qual o Brasil tem uma participação global escassa de 0,5%.
"Os manufaturados têm um valor sete vezes maior que os produtos agrícolas", declarou Alckmin, acrescentando que aumentar a presença do Brasil nesse setor do comércio mundial será um dos grandes desafios do Governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tomou posse no domingo.
CYR // JH
Lusa/Fim
FONTE LUSA
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário