domingo, 17 de abril de 2022
JORGE BOM JESUS PRIMEIRO MINISTRO DE SAO TOME E PRINCIPE RECEBE NELIA DANIEL DIAS FILHA DO FALECIDO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA CONSTITUINTE DE AO TOME E PRINCIPE NUNO XAVIER DANIEL DIAS QUE PROCLAMOU A INDEPENDENCIA , TENDO SIDO VITIMA DE ACIDENTE EM 1976, SERA ATRIBUIDO O SEU NOME AO AEROPORTO INTERNACIONAL DE SAO TOME E PRINCIPE.
Primeiro-ministro Jorge Bom Jesus recebe filha de Nuno Xavier Dias
Abril 16, 20226 0
Por Manuel Dênde, jornalista da Agência STP-Press
São Tomé (São Tomé e Príncipe), 15 Abr. 2022 (STP-Press) – Nélia Daniel Dias, filha do falecido presidente da Assembleia Constituinte de São Tomé e Príncipe, Nuno Xavier, foi recebida, esta quinta-feira, em São Tomé, pelo Primeiro-ministro são-tomense, Jorge Bom Jesus com quem tratou de assuntos acerca da atribuição do nome do seu progenitor ao Aeroporto Internacional de São Tomé.
Salienta-se que Nuno Xavier Daniel Dias, foi engenheiro aeronáutico, e primeiro são-tomense formado nesta área, além de ter proclamado a Independência de São Tomé e Príncipe.
O mesmo foi, igualmente, capitão da Força Aérea Portuguesa, e que em Junho de 1976, num cumprimento de uma missão oficial do Estado de São Tomé e Príncipe foi vítima de um acidente aéreo na zona do Porto (em Portugal) onde perdeu a vida.
Nélia Dias disse no termo da audiência que abordou viárias questões relativas ao assunto com o Chefe do Governo, tendo ficado satisfeita com o facto da família de Nuno Xavier ter sido consultada, ao qual “certamente deixa-nos felizes com o facto de atribuírem o nome do meu pai ao Aeroporto Internacional de São Tomé”.
“Isto é uma possibilidade, não é quase uma certeza”, garantiu, sugerindo que a homenagem a Nuno Xavier não deve ser observada só a nível do Aeroporto Internacional mas sim a nível das escolas para que as crianças saibam e conheçam quem foi Nuno Xavier.
Anunciou, igualmente, que é propósito da família criar uma “Associação Nuno Xavier” com o propósito de oferecer bolsas de estudos as crianças e jovens são-tomenses como uma das formas de perpetuar a homenagem ao falecido dirigente.
Nélia Dias que é juristas e especialista em aérea de petróleo e gaz, disse estar a disposição das autoridades para colaborar, a qual poderá compreender palestras e conferências a propósito de um projecto que São Tomé e Príncipe ainda é pioneiro nesta área de petróleo e gaz.
Recorde-se que Nélia Dias, no ano transacto, figurou na lista das 110 personalidades africanas femininas mais influentes do Mundo no ramo do petróleo.
MD/LM
STP-Press/Fim
FONTE STP PRESS
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário