segunda-feira, 30 de maio de 2022
EDITE TEN JUA MINISTRA DOS NEGOCIOS ESTRANGEIROS, COOPERACAO E COMUNIDADES DE SAO TOME E PRINCIPE E TETE ANTONIO MIN ISTRO DAS RELACOES EXTERIORES DE ANGOLA CO PRESIDIRAM HOJE EM SAO TOME E PRINCIPE A ABERTURA DA VIII COMISSAO BILATERAL ENTRE OS DOIS PAISES E IDENTIFICARAM AS AREAS PRIORITARIAS PARA AMPLIACAO E REFORCO DE RELACOES DE COOPERACAO.
cooperação
São Tomé e Príncipe e Angola ampliam áreas de cooperação na VIIIª Comissão Bilateral em São Tomé
Maio 30, 20225 0
Por: Ricardo Neto, jornalista da Agência de Notícias STP-Press
São Tomé, 30 Mai 2022 ( STP-Press ) – A ministra são-tomense dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, Edite Ten-jua e o Ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António co-presidiram hoje em São Tomé a abertura da VIIIª Comissão Bilateral entre os dois Países e identificaram as áreas prioritárias para ampliação e reforço de relações de cooperação.
No seu discurso, a ministra são-tomense, Edite Ten-Jua sublinhou que “conforme atesta a presença de Vossas Excelências e da vossa delegação em São Tomé e Príncipe, é possível e desejável que outros sectores ampliem campos das nossas relações de cooperação, sempre numa perpectiva de benefícios e ganhos mútuos”.
“Refiro-me especificamente as áreas dos recursos naturais, energéticos, a importância das pescas, mar, agricultura, investimentos, finanças, comercio, transporte, segurança, sem deixarmos de focar com particular enfase para questões relativas ao golfo da Guiné”, acrescentou Edite Tenjua.
Tendo declarado que “igualmente, uma palavra cabe a concertação político-diplomático bem como as nossas comunidades” a Chefe da diplomacia são-tomense defendeu ainda o “reforço da troca comercial” e “combate as alterações climáticas” a nível do continente africano
No seu discurso, o Ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António disse que “Angola considera como prioritário os domínios político-diplomáticos, defesa e segurança, ordem pública, migração, finanças, comercio, justiça, direitos humanos, agricultura”.
Tendo citado ainda as áreas das “telecomunicações, tecnologia de informação, recursos naturais, petróleo e gás, transporte, turismo, cultura, promoção de investimentos, educação, formação de quadros”, Téte António disse que “e, com certeza a questão das nossas comunidades”.
Téte António explicou que é com “espirito de bem-estar para os nossos povos e desenvolvimento dos nossos países” e que “consideramos fundamental a promoção, implementação e consolidação de uma cooperação cujos resultados vão de encontro as nossas aspirações”.
Fim/RN
FONTE STP PRESS
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário