Caros Compatriotas,
Ao aproximar-se o Dia de Portugal, data maior que será celebrada com particular desvelo na sede consular beirense, não quero deixar de partilhar com a comunidade lusa residente entre os rios Save e Rovuma alguns informes.
Efectivamente, com o intuito de congregar quantos se revêem no Signo de Camões, independentemente da nacionalidade que possuem, organizou-se uma viagem de comboio entre a Beira e Semacueza. Esta, mercê do espírito de excelente comunhão existente entre o Consulado-Geral e os Caminhos de Ferro de Moçambique – Centro, mormente na pessoa do engenheiro Augusto Abudo, que gentilmente disponibilizou a composição que estará em circulação entre as 08:00 e as 14:00 horas, reunirá duas centenas de participantes. Inicialmente prevista para 150 parciários acabou por ter uma lista de inscrições substancialmente superior e, assim, tivemos que recusar, a partir das duas centenas de inscrições, mais de meia outra centena.
Esperamos que esta iniciativa possa ser um sucesso e permita estreitar os laços entre quantos, irmanados pelo supra-citado Signo de Camões, desejem dar continuidade ao diálogo.
A conferência que terá lugar na igreja greco-ortodoxa da Beira, sita na Rua Correia de Brito, subordinada à temática da língua portuguesa, a ser proferida pelo presidente da Academia das Ciências de Lisboa, promete encher pelo que, quem ainda desejar juntar-se à iniciativa deverá estar atento à hora do encontro.
A recepção que terá lugar no farol do Macuti, em final de dia, receberá as entidades oficiais e quantos, não estando na lista que foi sendo feita de acordo com as manifestações de cada interessado, ainda cabem no cômputo contratualizado com a empresa que fornecerá comidas e bebidas. Para tanto, urge que os interessados manifestem essa intenção junto do Consulado-Geral de Portugal na Beira.
A par destas iniciativas, haverá um espaço, de entrada livre, já sem traje formal, onde existirão tendinhas, música ao vivo, entrega do Prémio Literário, quermesse e sorteio de rifas. Este espaço, situado igualmente na igreja greco-ortodoxa, que estará aberto a partir das 12:00 horas de Sábado e de Domingo até às 24:00 horas e 20:00 horas respectivamente, certamente será do agrado de todos. Na verdade, também foi pensado para reunir quantos optem por partilhar momentos de distensão em ambiente de sã camaradagem.
No dia 9 haverá uma outra conferência, igualmente aberta a todos, no rés-do-chão do Consulado-Geral, onde funciona o Centro Cultural Português, da responsabilidade do mesmo Professor Doutor Artur Anselmo. A temática da língua que nos une, analisada de uma outra perspectiva, constituirá um momento alto das comemorações do Dia de Portugal.
Quem desejar ser habilitado com os pormenores destas actividades, a par de outras paralelas, deverá contactar os serviços consulares. Efectivamente, estas actividades foram gizadas, com particular esforço e enormes dificuldades financeiras, para que tudo possa vir a decorrer pelo melhor. Apenas com o concurso de todos, portugueses e moçambicanos, poderemos dar sentido, com efeito, a esse Dia de Portugal que tanto nos diz em sentimento e afecto.
Atenciosamente,
A. Chrystêllo Tavares
Cônsul-Geral
Rua António Enes, 148/149 2º andar
Beira - Moçambique
tel. 00 258 23 32 60 76 / 23322296 / 23326066
fax 00 258 23 32 46 88
e mail: consulado.beira@mne.pt"
FONTE: Consulado Geral de Portugal na Beira.
Sem comentários:
Enviar um comentário