quarta-feira, 22 de abril de 2015

CABO DELGADO MOÇAMBIQUE PROMOVE E SALVAGUARDA A IMAGEM E O PATRIMÓNIO HISTÓRICO-CULTURAL

"Cabo Delgado pretende resgatar a arte e cultura da província


Na província de Cabo Delgado, continuam a ser desenvolvidos esforços, com vista a promover e salvaguardar a imagem e o património histórico-cultural daquela parcela do país.-

A título de exemplo, um projecto para o resgate da história de Cabo Delgado está a ser levado a cabo pela Universidade Pedagógica, UP, delegação de Montepuez.
Com efeito, uma equipa de pesquisadores daquela instituição de ensino superior está a realizar, desde o ano de 1013, uma investigação nalguns locais históricos da província, de modo a divulgar a sua história, no contexto académico e social.
A informação foi avançada pelo director adjunto para pós-graduação, pesquisa e extenção da UP em Montepuez, Juvêncio Manuel Nota.
Segundo Juvêncio Nota, a iniciativa está a trazer resultados de artefactos culturais do ponto de vista histórico, para resgatar os saberes sobre a Arte e Cultura Maconde, uam das mais expressivas na província.
A Universidade Pedagógica, delegação de Montepuez, foi instalada em 2007, sendo o primeiro e único estabekecimento de ensino superior em Cabo Delgado, até ao momento, a leccionar fora da capital provincial.
Foi celebrado, este sábado, o Dia Mundial de Monumentos onde, na cidade de Pemba, a data foi preenchida por debates e reflexos sobre a importância dos monumentos históricos nas comunidades urbanas e periurbanas. (RM-Cabo Delgado)"
FONTE: RÁDIO MOÇAMBIQUE.

Sem comentários:

Enviar um comentário