quinta-feira, 30 de março de 2023

CAMINHOS DE FERRO DE MOCAMBIQUE CFM DE VENTO EM POPA, PARABENS!

CFM aposta em desenvolvimento de infraestrutura robusta, equipamentos e capital humano de qualidade Nacala (O Autarca) – A Empresa Pública Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM-EP) realiza, entre hoje e amanhã, na cidade portuária de Nacala, província de Nampula, o seu Vigésimo Sexto Conselho de Directores, uma reunião estratégica cuja abertura será presidi-da pelo Vice-Ministros dos Transportes e Comunicações, Amilton Alissone. A reunião irá decorrer sob o lema "Por um CFM focado no Desenvolvimento de uma Infraestrutura Robusta, Equipamentos e Capital Humano de Qualidade", tema que sintetiza a aposta da maior empresa pública moçambicana em alcançar tais níveis, reforçando cada vez mais a sua relevância no contributo global ao desenvolvimento económico e social moçambi- cano, e o seu contínuo crescimento no contexto empresarial. O Conselho de Directores do CFM é um colectivo convocado e dirigido pelo Presidente do Conselho de Administração (PCA) da empresa, através do qual coordena, planifica e controla as acções desenvolvidas por todas as unidades orgânicas e funcionais da companhia. Salientar que este é o primeiro Conselho de Directores do CFM a ser dirigido pelo seu actual novo PCA, Agostinho Francisco Langa Júnior, quadro da empresa de longa data, empossado no cargo pelo Primeiro-Ministro, Adriano Maleiane, no passado dia 20 de Março corrente. O CFM é um interveniente crucial no desenvolvimento do sector de transportes e logística, com bastante relevância na dinamização da economia nacional. Neste momento, o CFM está a implementar importantes programas de reforço, expansão e modernização de infra-estruturas ferro-portuárias, com vista a responder à crescente demanda do transporte ferroviário e marítimo no país e na região. Dentre os projectos estratégicos em curso, destacam-se a duplicação da linha férrea de Ressano Garcia e respectivas obras de arte para elevar o desempenho no transporte ferroviário de carga no Corredor de Maputo; reabilitação da linha férrea de Machipanda, por forma a captar mais carga ferroviária de e para o Zimbabwe e outros países utentes do Porto da Beira; e a conclusão da retoma do transporte ferroviário entre o Malawi e o Porto da Beira, através do ramal Mutarara – Vila Nova da Fronteira. Destacam-se, ainda, a aquisição de mais equipamento rolante, nomeadamente, locomotivas, vagões e carruagens para o reforço da capacidade da empresa no transporte de pessoas e bens. A implementação destas acções irá contribuir para assegurar o contínuo desenvolvimento económico e social de Moçambique e dos países da SADC, sobretudo manter a posição relevante do país no sector de transporte e logística a nível regional.■ (Redacção) FONTE JORNAL O AUTARCA DE MOCAMBIQUE

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