sábado, 15 de outubro de 2022

PORTO, ZIMBABUE E MOCAMBIQUE, TEXTO POR MIM ESCRITO HA QUINZE ANOS ATRAS!

O pensamento de: Augusto Macedo Pinto * Porto, Zimbábuè e Moçambique! Nestas andanças pelos países de língua portuguesa aquilo que mais me apraz registar e divulgar são os episódios que, não passando de meras coincidências, há quem não acredite nelas…, que nos ligam, que nos unem, que nos dizem alguma coisa numa perspectiva construtiva. Mas desta vez apareceu o Zimbábuè, país de expressão inglesa, como sabemos, onde vive uma comunidade portuguesa significativa. Encontro-me fortuita e casualmente com um cidadão do Zimbábuè num café da cidade da Beira que, após uma breve apresentação, apercebendo-se da minha ligação também ao Porto, exclama radiante: “Porto? Isso é notável?! Sabe eu fiz a minha tese de mestrado em economia e o caso do estudo que desenvolvi teve como tema principal a figura de um ilustre, eu diria um banqueiro europeu de referência única poderei dizer para África? Acho que não estarei a exagerar. O Banco dele é do Porto. Conhece?” Ficaria grato que me dissesse o nome, pois do Porto saíram ilustres banqueiros de referência, retorqui eu, cheio de curiosidade na resposta. Percebi que me dizia qualquer coisa como que “Goncalve”?!? Arrisquei e perguntei-lhe Engenheiro Jardim Gonçalves? “Exactamente esse”, respondeu-me verdadeiramente eufórico. “É uma inteligência, um poço de sabedoria sobre o negócio bancário, parece ter mesmo costela africana, tem senso, tacto e profundos conhecimentos africanos no que se refere ao sistema bancário”. O BCP – Banco Comercial Português, actualmente Millennium, teve a escritura da sua constituição na Associação Comercial do Porto que se realizou curiosamente a 25 de Junho de 1985, comemorava Moçambique nessa data dez anos de INDEPENDÊNCIA. O Consulado do Zimbábuè na cidade do Porto abriu as suas portas em 8 de Março de 1994. Mas estar à sexta-feira à noite em horário nobre de televisão e ligar a TVM -Televisão de Moçambique e ver um programa dedicado à cultura, às suas iniciativas que ao longo dos anos têm ligado Portugal e Moçambique, em particular no que se refere a Portugal, o Porto na primeira pessoa, o mesmo é dizer José Paiva, da Escola das Belas Artes do Porto, Identidades e Gesto e de Moçambique o Ministério da Educação e Cultura, Noel Langa, José Mucavele, Timbila Muzimba. Bom desafio aqui fica para a RTP ÁFRICA, deslocar-se ao Espaço Moçambique no Porto e ter uma iniciativa semelhante. Em último lugar vem a pior coincidência da minha vida, encontrei um amigo e antigo colega de liceu algures em Maputo que se virou para mim, cumprimentou-me, retorqui com alegria, um quê de preocupação, pois tinha um aspecto diferente, os anos passam, pensava eu, “Macedo Pinto, estou com a doença do século, se quiseres podes ir, foi bom ver-te!” Fiquei tão abalado como quando senti a morte do meu pai, afinal o HIV/SIDA existe e também bate à porta dos nossos amigos de infância. É claro que tive toda a disponibilidade do mundo para estar com ele, conversar e acompanhá-lo. Só que isto não chega, é preciso prevenir e não esquecer aqueles que não se previnem. * Advogado, Antigo Cônsul de Moçambique no Porto, macedopinto@teledata.mz ( Este email está desactivado) CORREIO DA MANHÃ(Maputo) – 27.07.2007

Sem comentários:

Enviar um comentário